A Câmara de Santarém adquiriu 300 pacotes “Escola Remota” para os alunos do 1.º ciclo com escalão A dos quatro agrupamentos de escolas do concelho, para permitir o início do terceiro período lectivo em “plena igualdade de oportunidades de aprendizagem”.
Em comunicado, o município afirma que a medida “Escola Remota Pack”, no âmbito do plano de contingência da covid-19, contempla um portátil táctil (PC/tablet) e um router 4G com 30GB/mês de internet para três meses, tendo a quantidade sido calculada com base no número de alunos com escalão A da Acção Social Escolar no concelho.
A aquisição do equipamento contempla ainda o acesso gratuito a uma plataforma de aprendizagem, com conteúdos curriculares e actividades extra-curriculares, aos mais de 2.000 alunos do 1.º ciclo do concelho, acrescenta a nota.
“O município de Santarém garante assim que as escolas de todo o concelho possam manter o contacto com os alunos, num ambiente tecnológico e facilitador da aprendizagem, através do desenvolvimento de práticas de ensino à distância, sob o lema ‘Perto ou longe, a Educação é um direito!’”, afirma.
A Câmara de Santarém, já disponibiliza a todos os alunos, encarregados de educação e docentes do 1.º ciclo o acesso gratuito ‘online’ à aplicação “Escola Virtual” – Plataforma de Estudo.
Ainda no âmbito das medidas decorrentes do plano de contingência da covid-19, o município anunciou que vai montar no sábado a tenda de campanha que adquiriu para apoio ao Hospital Distrital de Santarém (HDS).
Além desta tenda, o município equipou já, com o apoio da Proteção Civil e do Exército, um hospital de retaguarda, com 100 camas, na Escola Básica 2,3 Alexandre Herculano, para onde o HDS pode transferir doentes de cuidados continuados, de forma a libertar camas para eventuais casos da covid-19.
No comunicado diário emitido pelo município, este afirma que o concelho de Santarém tem 35 casos confirmados de infecção por covid-19 e 88 em vigilância, estando a aferir junto de três empresas do norte do concelho se activaram os planos de contingência devido ao aparecimento de um caso na zona.