O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) entregou, no início do mês de Março, um pré-aviso de greve à Câmara Municipal de Santarém e várias outras entidades, onde ameaça promover uma greve nos Bombeiros Sapadores da cidade, entre os dias 1 de Abril e 1 de Maio.

Numa nota enviada à comunicação social, o SNBS alega que esperou sete meses depois de enviar um parecer ao Município e que não resta outra alternativa que não a greve.

A associação sindical exige a “reposição do pagamento da média do trabalho suplementar realizado ao longo do ano”, assim como, a “reposição da retribuição e do descanso compensatório do trabalho realizado em dia feriado”, e ainda “a abolição do Banco de Horas imposto”.

PUBLICIDADE

Em resposta ao pré-aviso de greve anunciado, a Câmara Municipal de Santarém garante em comunicado que “cumpre na íntegra e pontualmente o estipulado na Lei relativamente ao pagamento de todas as quantias devidas aos seus trabalhadores, nomeadamente, aos Bombeiros Sapadores de Santarém” e que pediu o parecer à CCDR LVT sobre essa matéria “para que não subsistissem dúvidas quanto à actuação do Município relativamente às reivindicações do Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores”.

A autarquia esclarece ainda que desde sempre “assumiu uma postura colaborativa com todas as associações sindicais, nomeadamente as representativas dos bombeiros”.

Em relação ao conteúdo do serviços mínimos anunciados pelo SNBS, o Município considera “não é acautelado por esse sindicato”, pois não garante “a prestação dos serviços de socorro à população no âmbito pré-hospitalar”.

Numa nota final, a autarquia lamenta o anuncio de um pré-aviso de greve “a meio de um processo negocial”, quer que prevaleça “o bom senso” e refere que “a prestação dos serviços de socorro e a vida das populações, não pode, directa ou indirectamente, ser colocada em risco”.

O SNBS 12 dos 40 elementos da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…