A Câmara de Santarém aprovou na segunda-feira, dia 20 de Julho, em reunião do executivo, o lançamento do concurso público para contratação da empreitada de requalificação do Largo da Alcáçova, com vista à sua requalificação, numa área global de 8800 m2, integrando o eixo de ligação da Av. 5 de Outubro, junto ao emblemático Jardim Portas do Sol, com o objectivo de restituir o adro da Igreja de Santa Maria da Alcáçova e a vivência urbana que lhe é associada.

A obra, orçada em 904.202,53 euros, acrescida de IVA, tem como objectivo “procurar optimizar as potencialidades deste espaço, devolvendo-o às pessoas, através de um conceito que privilegia a movimentação pedonal e que, ao mesmo tempo, promova a qualificação e identidade do espaço, numa lógica de continuidade”, refere uma nota da autarquia.
A requalificação contempla a zona histórica, o Adro em Lajedo de pedra calcária, a preservação das Olaias, e a recuperação do Eixo da Avenida 5 de Outubro com o Jardim Portas do Sol e mantém o número de lugares de estacionamento existentes.

O executivo camarário aprovou também a contratação da empreitada de estabilização da Igreja de Santa Iria da Ribeira de Santarém à empresa REVIVIS – Reabilitação, Restauro e Construção Lda., pelo valor total de 900.930,31 euros, após concurso público.

Os projectos infraestruturais e de recuperação e valorização patrimonial a implementar na Igreja de Santa Iria foram objecto de candidaturas a concursos para financiamento externo, nomeadamente da União Europeia, através do Portugal 2020, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial celebrado entre as Autoridades de Gestão dos Planos Operacionais Financiadores e a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

A igreja é de invocação de Santa Iria, a mártir cristã nabantina, cujo corpo, segundo a lenda, aportou a estas paragens após o seu martírio. A sua riqueza histórica e cultural, justificou a sua classificação como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978.
Na mesma reunião, foi ainda adjudicada a empreitada de requalificação da Av. António dos Santos à empresa Construções Martins e Reis Lda., pelo valor total de 2.353.149,47 euros.

Esta obra visa “promover e definir a circulação pedonal, ao mesmo tempo que se redefine a circulação viária e o ordenamento do estacionamento, de modo a melhorar as condições de segurança rodoviárias e uma partilha coerente do espaço público, tendo em conta os diferentes modos de utilização, com vista a assegurar o aumento da qualidade de vida da população”.

A obra, que prevê a introdução de equipamentos, sinalização e mobiliário urbano, contempla a intervenção nos troços da Rua Vasco da Gama, Rua Tenente Valadim, Travessa de São Braz e rua da Imaculada Conceição, até à intersecção com o edifício do Crematório.

Leia também...

Diocese desconhecia uso da igreja de São Sebastião para concerto de Festival Bons Sons

O espectáculo na Igreja de São Sebastião, em Cem Soldos, inserido no…

Residência Artística de Santarém reflete sobre ‘O Futuro’

Está patente, até ao final deste mês, no Fórum Mário Viegas, a…

Alpiarça prestou homenagem a José Relvas no 94ª aniversário da sua morte

Na manhã de terça-feira, 31 de Outubro, o Município de Alpiarça prestou…

Depois de Santarém, Ourém avançacom sistema de videovigilância

À semelhança do que aconteceu recentemente em Santarém, também a Câmara de…