A Câmara de Santarém decidiu hoje solicitar uma reunião à administração do Hospital Distrital de Santarém (HDS) para discutir as “falhas” existentes em vários serviços daquela unidade de saúde.

O presidente do município escalabitano, Ricardo Gonçalves (PSD), disse hoje, na reunião do executivo, que continua “muito preocupado” com a situação que se vive no HDS, lembrando o episódio mais recente da demissão do director de Medicina Interna, serviço que, disse, conta com apenas 19 especialistas dos 45 necessários ao seu normal funcionamento.

Lembrando a visita que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, fez no passado dia 15 ao HDS, Ricardo Gonçalves afirmou que o governante reconheceu “dificuldades”, mas nas suas declarações “não se vislumbraram soluções”, defendendo por isso que é preciso “tomar outras posições”.

Nesse sentido, o autarca comunicou que, no final da reunião de hoje, irá solicitar uma reunião ao Conselho de Administração do HDS, liderado por Ana Infante, porque a situação actual “não pode continuar”.

Salientando que não está a “dizer mal” do HDS, mas apenas a apontar “falhas”, o autarca afirmou que “não pode deixar de falar”, pedindo que, se o Serviço Nacional de Saúde tem dificuldade em concorrer com os privados, o Governo, que tem maioria no parlamento, pode alterar a lei e criar incentivos que fixem os médicos.

“Como estamos é que não podemos continuar”, disse, exemplificando com os alertas diários da proteção civil, como o que dá conta de que, hoje, o serviço de Ortopedia “não está em funcionamento até às 20:30”.

Leia também...

Rio Maior assinalou Dia Internacional da Paz

A manhã de sábado, dia 21 de Setembro, começou com o “Quartel Público”, actividade dinamizada pelos Bombeiros de Rio Maior, no Jardim Municipal, onde…

Francisca é o “bebé do Natal” na ULS Lezíria

O dia de Natal foi ainda mais especial para Cátia Carriço e Bruno Ferreira, que receberam o melhor presente possível: a chegada da filha…

João Moreira homenageado no quinto aniversário do seu falecimento

Cumpre-se hoje, quarta-feira, dia 7 de Dezembro, o quinto aniversário do falecimento do nosso Ilustre Amigo João Gomes Moreira, que nasceu em Santarém a…

Município de Santarém apoia intervenção na sede do Grupo Académico de Danças Ribatejanas

O Executivo Municipal aprovou um apoio de 5 mil euros ao Grupo Académico de Danças Ribatejanas para a realização de obras na sua sede.…