A Câmara de Tomar cancelou todas as iniciativas do Carnaval 2026, previstas entre 13 e 17 de Fevereiro, devido aos efeitos das recentes intempéries que atingiram o concelho e o país.
Em comunicado, o município explica que a decisão foi tomada em articulação com a Tomar Iniciativas, entidade organizadora do evento, tendo em conta o contexto atual de resposta às ocorrências, os prejuízos registados e o respeito pelas pessoas e famílias afetadas.
Segundo a autarquia, a prioridade está centrada na segurança, no apoio à população e na recuperação do concelho, não estando reunidas as condições para a realização das festividades associadas ao Carnaval.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Tomar, Tiago Carrão, justificou a decisão com a situação vivida por muitos munícipes.
“Em parceria com a Tomar Iniciativas, a associação promotora do Carnaval em Tomar, consideramos que não é adequado neste momento estar em celebração”, uma vez que ainda há quem esteja “a passar mal com falta de condições, quer de energia elétrica, quer também atarefadas com a recuperação das suas habitações”, afirmou.
A autarquia agradeceu ainda a compreensão da população e sublinhou que o Carnaval regressará no próximo ano.
Ainda no concelho de Tomar, o Carnaval da Linhaceira 2026, organizado pela Associação Cultural e Recreativa da aldeia de Linhaceira (ACRL), mantém-se programado para os dias 14, 15, 16 e 17 de Fevereiro, apesar do cancelamento dos eventos oficiais na cidade.
No entanto, o evento sofreu um revés significativo devido à depressão Kristin, que destruiu a tenda onde se preparavam os carros alegóricos e derrubou o boneco publicitário da localidade, sendo que alguns dos eventos programados e a atividade de rua poderão sofrer ajustes ou ser cancelados consoante as condições meteorológicas e a capacidade de recuperação das infraestruturas.
