A Câmara de Tomar encerrou na segunda-feira, 18 de Janeiro, a escola do 1.º ciclo Raul Lopes, devido ao número de infecções pelo novo coronavírus, sobretudo de auxiliares, que não permite “assegurar a qualidade e a segurança mínima” de funcionamento.

Em comunicado, a Câmara de Tomar refere que o balanço semanal feito na reunião que hoje se realizou do Posto de Comando Municipal revela que a situação epidemiológica no concelho “se mantém preocupante dado o elevado aumento de novos casos de infecção detectados, tanto na comunidade em geral, como em lares e ainda noutras instituições/entidades, nomeadamente em ambiente escolar”.

O município afirma que “a carência de recursos é evidente em várias instituições”, dada a ausência de funcionários por isolamento profiláctico, quarentena ou necessidade de acompanhamento familiar, “dificultando a manutenção dos serviços em geral, mas, sobretudo, nas comunidades escolares e hospitalares”, razão pela qual decidiu encerrar a escola do 1.º ciclo Raul Lopes, frequentada por perto de 200 crianças.

“O município de Tomar assumiu a responsabilidade de encerrar a Escola Raul Lopes a partir de hoje, devido ao número de infecções detectadas e consequente ausência de assistentes operacionais. Esta realidade não permitiria assegurar a qualidade e a segurança mínima para a presença dos alunos na escola”, lê-se na nota.

O executivo, presidido pela socialista Anabela Freitas, acrescenta que “também no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) é sentida a falta de recursos humanos que gera dificuldades acrescidas no funcionamento dos serviços”.

“Ainda assim, o esforço em dar resposta às necessidades prementes leva a que aumentem, ainda hoje, as vagas nos cuidados intensivos”, é referido.

Como medida de prevenção, o município decidiu que todos os cidadãos envolvidos no serviço a prestar no âmbito das eleições presidenciais, que decorrerão no próximo domingo, irão ser testados à covid-19.

Na semana entre 11 e 17 janeiro o concelho registou 366 novos casos de covid-19, mais 153 do que na semana anterior, tendo atingido o ‘pico’ na sexta-feira com 109 novas infeções, é acrescentado.

Segundo a Unidade de Saúde Pública do ACES Médio, no concelho de Tomar regista-se um total de 1.337 casos positivos, encontrando-se 175 indivíduos em vigilância ativa.

Leia também...

Município de Tomar assume apoio extraordinário às refeições no pré-escolar e 1º ciclo

O Município de Tomar aprovou esta semana em reunião de Câmara um…

Município e DECO promovem literacia financeira nas escolas

A Câmara de Santarém e a associação de defesa do consumidor DECO…

Politécnico de Santarém quer “virar a página” e perspectivar futuro

Com um balanço de mais de quatro décadas a “crescer e a…

Ourém compra terreno para construir terceiro centro escolar em Fátima

 A Câmara de Ourém aprovou a aquisição de um terreno para a…