A Câmara de Santarém desistiu do projecto de construção da nova casa mortuária da cidade no terreno onde em tempos esteve o antigo bairro 16 de Março.

O presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), tinha manifestado essa intenção numa reunião do executivo em Fevereiro deste ano, mas, agora, face à contestação que este projecto gerou, decidiu deixar de parte esta possibilidade.

Segundo referiu na reunião de Câmara desta segunda-feira, volta a estar em cima da mesa a hipótese de construir aquele equipamento junto à capela de São Pedro, na Portela das Padeiras, edifício que está actualmente devoluto. A ideia, disse Ricardo Gonçalves, é protocolar com a Diocese e a Paróquia de São Salvador a construção de uma nova capela e duas casas mortuárias que possam dar resposta de imediato.

O autarca referiu que aquela obra deverá arrancar a breve trecho uma vez que em breve arranca a empreitada de requalificação da Av. 5 de Outubro e do Largo das Alcáçovas, junto do Jardim das Portas do Sol, onde actualmente funcionam as Casas Mortuárias, o que vai condicionar o acesso àquela zona.

Recorde-se que está em marcha a construção do Crematório no Cemitério dos Capuchos, em Santarém, obra que teve início no passado dia 16 de Setembro.

A concepção, construção e concessão da exploração do crematório no Cemitério dos Capuchos foi adjudicado às empresas Servilusa – Agências Funerárias, S.A., e FPC- Construções Lda, prevendo-se que fique concluído no início de Junho de 2020.

A obra terá um custo a rondar os 611 mil euros, a que se somam os custos do investimento inicial, que contemplam também o projecto, estudos preparatórios e trabalhos específicos de apoio à obra e o equipamento para a exploração, num total previsto de 850 mil euros.

O crematório vai ser construído numa área plana, a nascente, em resultado do processo de ampliação do cemitério, adjacente ao muro limítrofe inferior do cemitério, com acesso viário pela Rua da Imaculada Conceição, no prolongamento da Rua Tenente Valadim e da Avenida António dos Santos.

Leia também...

Criança de 20 meses morre vítima de afogamento em piscina em Fazendas de Almeirim

Um menino de 20 meses morreu vítima de afogamento ao final da tarde de quinta-feira, 23 de Julho, numa piscina de uma habitação na…

Misericórdia de Santarém vai avançar com acção contra município no Tribunal Administrativo

A Misericórdia de Santarém vai avançar com uma acção no Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria (TAFL) contra o município escalabitano, para ser ressarcida…

Salvaterra de Magos dinamiza 6ª Edição do Concurso de Montras de Natal

Cerca de uma centena de estabelecimentos comerciais do Concelho de Salvaterra de Magos participam na 6ª Edição do Concurso de Montras de Natal, que…

Rua José Júlio da Silva Delgado na Póvoa da Isenta vai ser requalificada

A Junta de Freguesia da Póvoa da Isenta vai proceder à requalificação da Rua José Júlio da Silva Delgado, através do protocolo entre o…