A Câmara de Santarém desistiu do projecto de construção da nova casa mortuária da cidade no terreno onde em tempos esteve o antigo bairro 16 de Março.

O presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), tinha manifestado essa intenção numa reunião do executivo em Fevereiro deste ano, mas, agora, face à contestação que este projecto gerou, decidiu deixar de parte esta possibilidade.

Segundo referiu na reunião de Câmara desta segunda-feira, volta a estar em cima da mesa a hipótese de construir aquele equipamento junto à capela de São Pedro, na Portela das Padeiras, edifício que está actualmente devoluto. A ideia, disse Ricardo Gonçalves, é protocolar com a Diocese e a Paróquia de São Salvador a construção de uma nova capela e duas casas mortuárias que possam dar resposta de imediato.

O autarca referiu que aquela obra deverá arrancar a breve trecho uma vez que em breve arranca a empreitada de requalificação da Av. 5 de Outubro e do Largo das Alcáçovas, junto do Jardim das Portas do Sol, onde actualmente funcionam as Casas Mortuárias, o que vai condicionar o acesso àquela zona.

Recorde-se que está em marcha a construção do Crematório no Cemitério dos Capuchos, em Santarém, obra que teve início no passado dia 16 de Setembro.

A concepção, construção e concessão da exploração do crematório no Cemitério dos Capuchos foi adjudicado às empresas Servilusa – Agências Funerárias, S.A., e FPC- Construções Lda, prevendo-se que fique concluído no início de Junho de 2020.

A obra terá um custo a rondar os 611 mil euros, a que se somam os custos do investimento inicial, que contemplam também o projecto, estudos preparatórios e trabalhos específicos de apoio à obra e o equipamento para a exploração, num total previsto de 850 mil euros.

O crematório vai ser construído numa área plana, a nascente, em resultado do processo de ampliação do cemitério, adjacente ao muro limítrofe inferior do cemitério, com acesso viário pela Rua da Imaculada Conceição, no prolongamento da Rua Tenente Valadim e da Avenida António dos Santos.

Leia também...

Autarquia de Santarém aposta na limpeza urbana e contrata funcionários

O Município de Santarém aprovou na segunda-feira, dia 20 de Julho, em…

Incêndio rural consumiu 97,5 hectares em Arrouquelas e Manique do Intendente

Fogo deflagrou às 14h20 e foi extinto pelas 23h50 No passado sábado,…

Despiste aparatoso provoca um ferido na EN 118

Um pessoa sofreu ferimentos considerados ligeiros na sequência de um aparatoso despiste…

Juventude escalabitana discute emprego digno

A Câmara de Santarém realizou, no dia 17 de Janeiro, uma nova…