No âmbito do programa “Estudar na Cidade”, que visa apoiar todas as famílias do Concelho do Entroncamento, independentemente da sua condição socioeconómica, no esforço da educação dos seus filhos, a Câmara Municipal, aprovou em reunião de Câmara de 03 de Julho, a atribuição gratuita dos Livros de Fichas aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e a atribuição de uma comparticipação no valor de 30 euros aos alunos do 2º ao 3º Ciclo de Escolaridade do Ensino Público para aquisição de livros e material escolar, a adquirir nos estabelecimentos do concelho.

A atribuição dos livros de fichas irá abranger cerca de 590 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, no Agrupamento de Escolas da Cidade do Entroncamento, contemplando as áreas de Língua Portuguesa, Estudo do Meio, Matemática e Inglês, nos 3º e 4º anos. O valor da aquisição dos Livros de Fichas para os alunos do 1º ciclo para o ano de 2018/2019, é de 20.060 euros. A atribuição dos Livros de Fichas aos alunos do 1º ciclo será feita directamente nos próprios estabelecimentos de ensino no início do ano lectivo 2018/2019.

No que se refere ao apoio aos alunos dos 2º e 3º ciclos matriculados nas escolas do Agrupamento, o número estimado, à presente data, é de 1.040 alunos, sendo o valor do investimento total da Câmara Municipal de 31.200 euros. Este apoio é feito mediante a atribuição de um vale em nome do aluno, que estará disponível para levantamento no Gabinete de Apoio à Presidência, no edifício dos Paços do Concelho, a partir do dia 13 de Agosto, nos dias úteis, entre as 8h30 e as 17h30. Para levantamento do respectivo vale terá de ser apresentado o Cartão de Cidadão do aluno.

Os Municípios têm um papel importante no domínio da Educação em geral, apresentando, contudo, uma função particularmente relevante na área da Acção Social Escolar, com este apoio a Câmara Municipal pretende apoiar as famílias do concelho e estimular o comércio local, promovendo a compra de material/livros nos estabelecimentos aderentes ao programa.

Leia também...

Estudantes de Tomar exigem mudança da lei para que alunos integrem Conselhos Pedagógicos

Associações de estudantes de Tomar defendem alterações à lei para que representantes dos alunos voltem a integrar os Conselhos Pedagógicos das escolas, exigem acompanhamento…

Lar de Santo António de Santarém assinala dia da instituição com Festa popular

O Lar de Santo António de Santarém, instituição particular de solidariedade social (IPSS), que tem como missão acolher crianças e jovens do sexo feminino…

Escolas vão poder gerir mais de 25% do currículo já a partir de Setembro

A partir do próximo ano lectivo as escolas vão poder alargar a flexibilidade curricular a mais de 25% do currículo, se assim o entenderem,…

Comissão Europeia renova apoio a Mestrados em Pré-história de Mação

O mestrado internacional de pré-história do Politécnico de Tomar, que funciona em Mação, integra a lista de apoios de 4,8 milhões de euros da…