Mascara Neutra Torres Novas

O ‘Caminhos, Cultura em Rede no Médio Tejo’ prossegue a sua viagem em Novembro pelos municípios da região, levando arte, formação e música às comunidades e visitantes do território. Anuncia a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em comunicado.

De acordo com a nota de imprensa, durante o mês de Outubro, o programa apresentou uma série de iniciativas que cruzaram teatro, dança e expressão vocal, “promovendo o encontro entre artistas, comunidade e escolas”, refere.

Em Abrantes, a performance “Biblioteca Futuro”, dirigida por Manuel Henriques, transformou o espaço da biblioteca num palco de “imaginação e participação coletiva”. Seguiu-se, em Vila Nova da Barquinha, a oficina “Móvel”, orientada por Marta Tomé, onde o corpo e o movimento foram “o ponto de partida para novas linguagens coreográficas”, descreve.

Em Ferreira do Zêzere, o “Juggling Lab”, com Oliveira & Bachtler, explorou a arte do circo contemporâneo e o teatro físico, envolvendo o público escolar. Já em Torres Novas, a formação “Máscara Neutra”, conduzida por Filipe Crawford,” mergulhou nas bases do trabalho teatral”, explorando a expressividade.

O mês terminou em Ourém, com a oficina “Formação em Voz e Dicção”, dirigida por Luís Moreira, que proporcionou aos participantes um contacto com a voz “como instrumento de comunicação e criação”, conta.

As atividades contaram com o envolvimento do público em geral, incluindo ações para as escolas, “confirmando o interesse e o envolvimento das comunidades” neste programa que “promove a cultura e a ligação do território”, sublinha.

Em Novembro, o ‘Caminhos’ apresenta novas propostas artísticas, todas de entrada livre, “reforçando o acesso à cultura e à criação coletiva”, afirma a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Confira aqui as datas dos próximos eventos:

  • Coro dos Comuns – projeto comunitário de criação vocal dirigido por Vítor Ferreira
    Tomar (8 de Novembro) e Mação (23 de Novembro)
  • 3, 2, 1, Ervilha! – espetáculo de improviso do coletivo Ervilha no Topo do Bolo
    Sardoal (8 de Novembro)
  • Ibéria Oculta – concerto de Urze de Lume, inspirado nas raízes e sonoridades ancestrais
    Alcanena (14 de Novembro)
  • Piano Solo – recital de Marco Figueiredo, músico com forte ligação ao jazz
    Entroncamento (15 de Novembro)
  • Bonecas de Constância – oficina e espetáculo de marionetas pelo Teatro de Mandrágora
    Constância (25 a 29 de Novembro)

De acesso gratuito, o presente programa cultural em rede insere-se no projeto Produtos Turísticos Integrados do Médio Tejo, cofinanciado pelo FEDER, através do Centro 2030.

Leia também...

In. Santarém “Volta à Rua” este fim-de-semana

O In. Santarém “Volta à Rua” esta sexta-feira, dia 23, pelas 19h00, na Parada da Ex EPC – Escola Prática de Cavalaria, para receber…

Convento de Cristo inaugura requalificação da Portaria Filipina no domingo

Os espaços requalificados da Portaria Filipina do Convento de Cristo, em Tomar, vão ser inaugurados domingo, no âmbito das celebrações do Dia Internacional dos…

Teatro Virgínia apresenta programação para próximo trimestre

O Teatro Virgínia, em Torres Novas, apresentou hoje a programação do primeiro trimestre de 2025 com nomes como Ana Moura, Olavo Bilac, Stereossauro e…

Parlamento congratula-se pela atribuição de Grammy latino a José Cid

A Assembleia da República congratulou-se esta sexta-feira, 22 de Novembr, com a atribuição do Grammy latino por excelência musical a José Cid, entregue ao…