O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, em cerimónia restrita no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, no passado dia 19 de Agosto, os militares e ex-militares com participação directa no 25 de Abril de 1974, com a Ordem da Liberdade, Grau de Grande-Oficial.

Um dos condecorados foi o Coronel Joaquim Correia Bernardo, o homem que planeou ao detalhe a participação da Escola Prática de Cavalaria (EPC) de Santarém na revolução de 25 de Abril de 1974.

A publicação do decreto-lei n.°355/73, de 13 de Julho, vem encontrá-lo na chefia do Gabinete de Estudos da EPC e é no exercício dessas funções que acompanha o desenrolar dos acontecimentos que culminam no “25 de Abril de 1974”, organizando e coordenando toda a acção da EPC, no seio do Movimento dos Capitães.

Para além do Coronel Correia Bernardo, alvo da mesma condecoração foi o Coronel Andrade da Silva, presidente da Associação Salgueiro Maia, que inaugurou recentemente a sua sede na ex-EPC.

A condecoração aos militares directamente envolvidos no 25 de Abril de 1974, a decorrer desde do passado mês de Fevereiro, pretende homenagear os que concretizaram o plano e a concretização da Revolução dos Cravos. É intenção do Presidente da República homenagear todos os envolvidos até às comemorações dos 50 anos da efeméride.

Leia também...

Vereador da Câmara do Cartaxo testa positivo à Covid-19

Pedro Nobre, vereador com os pelouros de planeamento urbanístico, fiscalização, desporto e…
Foto ilustrativa

Agricultores do Oeste e Ribatejo manifestam-se na Ponte da Chamusca

Agricultores do Ribatejo e Oeste vão concentrar-se hoje, quinta-feira, num protesto pacífico…

Fisco alerta para ’emails’ falsos sobre reembolsos do IRS

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para a existências de…

Fátima assinala na quinta-feira “aparição” de Agosto

Aparição ocorreu a 19 e não a 13 de Agosto, nem na Cova da Iria, mas sim nos Valinhos.