O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, em cerimónia restrita no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, no passado dia 19 de Agosto, os militares e ex-militares com participação directa no 25 de Abril de 1974, com a Ordem da Liberdade, Grau de Grande-Oficial.

Um dos condecorados foi o Coronel Joaquim Correia Bernardo, o homem que planeou ao detalhe a participação da Escola Prática de Cavalaria (EPC) de Santarém na revolução de 25 de Abril de 1974.

A publicação do decreto-lei n.°355/73, de 13 de Julho, vem encontrá-lo na chefia do Gabinete de Estudos da EPC e é no exercício dessas funções que acompanha o desenrolar dos acontecimentos que culminam no “25 de Abril de 1974”, organizando e coordenando toda a acção da EPC, no seio do Movimento dos Capitães.

Para além do Coronel Correia Bernardo, alvo da mesma condecoração foi o Coronel Andrade da Silva, presidente da Associação Salgueiro Maia, que inaugurou recentemente a sua sede na ex-EPC.

A condecoração aos militares directamente envolvidos no 25 de Abril de 1974, a decorrer desde do passado mês de Fevereiro, pretende homenagear os que concretizaram o plano e a concretização da Revolução dos Cravos. É intenção do Presidente da República homenagear todos os envolvidos até às comemorações dos 50 anos da efeméride.

Leia também...

“Passar aos meus a importância do valor que a Família tem”

Maria Rosa Gonçalves Saboga Nunes, apresenta amanhã, domingo, 17 de Setembro, às 16h00, na Escola de Azóia de Baixo, o seu livro “Família e…

Canções da Revolução de Abril ao vivo na Praça Velha

A banda sonora da Revolução de Abril vai animar a noite de hoje, quinta-feira, 8 de Agosto, a partir das 21h45, na Praça Velha,…

Máscara na rua deixa de ser obrigatória

Mas é recomendada em algumas situações.

II Mostra de Sabores e Produtos do Território em Torres Novas

O Município de Torres Novas, em colaboração com 21 restaurantes do concelho, promove de 23 de Junho a 2 de Julho, a II Mostra…