O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, em cerimónia restrita no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, no passado dia 19 de Agosto, os militares e ex-militares com participação directa no 25 de Abril de 1974, com a Ordem da Liberdade, Grau de Grande-Oficial.

Um dos condecorados foi o Coronel Joaquim Correia Bernardo, o homem que planeou ao detalhe a participação da Escola Prática de Cavalaria (EPC) de Santarém na revolução de 25 de Abril de 1974.

A publicação do decreto-lei n.°355/73, de 13 de Julho, vem encontrá-lo na chefia do Gabinete de Estudos da EPC e é no exercício dessas funções que acompanha o desenrolar dos acontecimentos que culminam no “25 de Abril de 1974”, organizando e coordenando toda a acção da EPC, no seio do Movimento dos Capitães.

Para além do Coronel Correia Bernardo, alvo da mesma condecoração foi o Coronel Andrade da Silva, presidente da Associação Salgueiro Maia, que inaugurou recentemente a sua sede na ex-EPC.

A condecoração aos militares directamente envolvidos no 25 de Abril de 1974, a decorrer desde do passado mês de Fevereiro, pretende homenagear os que concretizaram o plano e a concretização da Revolução dos Cravos. É intenção do Presidente da República homenagear todos os envolvidos até às comemorações dos 50 anos da efeméride.

Leia também...

Tribunal de Santarém impõe tratamento psiquiátrico a mulher que tentou atear fogos em Coruche

 O Tribunal de Santarém impôs hoje tratamento médico psiquiátrico a uma mulher que, na madrugada de 13 de Outubro de 2021, praticou três crimes…

Proteção Civil de Santarém e APA vão analisar seca e preparar época de incêndios

A Comissão Distrital da Proteção Civil de Santarém vai reunir-se com a Agência Portuguesa do Ambiente por causa da situação de seca e para…

Ferreira do Zêzere disponibiliza rede de internet WiFi gratuita no centro da vila e em Dornes

Navegar na Internet é agora mais fácil, gratuito e acessível a turistas e residentes em espaços públicos da vila de Ferreira do Zêzere e…

Mais de 50 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do…