O livro sobre a carta arqueológica do concelho de Tomar, editado pelo município, confirma a existência de dois importantes povoados pré-históricos, um deles no actual território urbano, e de outro árabe também na cidade, afirma a autarquia em comunicado.

“As origens de Tomar – Carta arqueológica do concelho”, da autoria de Carlos Batata e com edição do município tomarense, resulta dos trabalhos de revisão do Plano Director Municipal, em que a carta arqueológica surge como “peça importantíssima para conhecer a ocupação do território ao longo do tempo”, tendo a sua relevância levado a Câmara de Tomar (Santarém) a decidir autonomizar este documento em livro, acrescenta.

Entre os achados referidos por Carlos Batata, encontram-se o do povoado pré-histórico da Fonte Quente, com cerca de 20 hectares, no âmbito da empreitada de construção do IC9, ou o das termas públicas romanas, junto ao Pavilhão Municipal, “neste caso com uma entrada já tardia dos investigadores em campo, que terá levado a que se tenham perdido muitos vestígios na área do actual parque de estacionamento subterrâneo”, refere a nota.

O livro, que inclui fotografias e um mapa destacável, com o registo das inúmeras intervenções e sítios arqueológicos do concelho, aponta para a existência, no actual centro histórico, de “um povoado árabe de dimensão razoável” e que “também a fortaleza terá sido originalmente construída pelos muçulmanos”.

Leia também...

Bordados da Glória do Ribatejo já são Património Cultural Imaterial

 Os bordados da Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, foram inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, segundo um anúncio publicado…

Realizador escalabitano apresenta curta-metragem “Maria José Maria”

A apresentação da curta-metragem de Chico Noras (Francisco Noras), realizador de Santarém, teve lugar no sábado, 31 de Julho, na Casa do Brasil. Uma…

Festa da bênção do gado de Riachos na final das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Os 14 finalistas às Sete Maravilhas da Cultura Popular estão apurados, depois de ter sido concluída no domingo, 30 de Agosto, a segunda meia-final…

Quim Barreiros, Atóa e Merche Romero no Festival do Cogumelo da Parreira

A IV edição do Festival do Cogumelo realiza-se de 6 a 8 de Março, na Parreira, concelho da Chamusca. Um evento de dinamização e…