A Câmara Municipal do Cartaxo entregou, no passado dia 6 de Setembro, cerca de 950 volumes de fichas de estudo, a 350 alunos e alunas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho do Cartaxo.

A entrega das fichas foi dirigida, gratuitamente, aos alunos que vão frequentar os estabelecimentos de ensino do concelho do Cartaxo no próximo ano lectivo 2019/2020 e são beneficiários do escalão I ou II do Apoio Social Escolar.

Segundo uma nota da autarquia, esta medida representa “cerca de nove mil e quinhentos euros de apoio directo às famílias”.

Estudo do Meio, Língua Portuguesa, Matemática e Inglês, são as áreas para as quais as crianças do 1.º ao 4.º ano do Ensino Básico, vão dispor de fichas de estudo, refere a mesma nota.

Na nota enviada à nossa redacção, Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Educação e Juventude, destaca a importância de garantir às famílias “este apoio suplementar, para que todas as crianças possam iniciar o ano lectivo em igualdade de circunstâncias”.

Referindo que os manuais escolares, a exemplo do ano passado, já são assegurados pelo Ministério da Educação, o autarca lembrou que “as fichas de estudo, essenciais ao trabalho diário nas salas de aula, ainda não são asseguradas pela administração central”, pelo que “assumimos a sua aquisição e entrega às famílias”.

Para o presidente da Câmara, “apesar do enorme investimento nacional e autárquico para garantir o direito à educação e o direito de igualdade de oportunidades no acesso ao ensino, há ainda um longo caminho a fazer para que a escola pública continue a garantir uma comunidade coesa, sustentável e capaz de responder aos desafios do futuro”, pelo que todo o investimento “que assegure uma escola pública de excelência, é um investimento de interesse público”.

Leia também...

‘Zonas sombra’ de internet criam problemas a alunos nos municípios do Médio Tejo

Os municípios de Mação e Abrantes criticaram hoje algumas ‘zonas sombra’ na rede de acesso à internet, afirmando que há alunos com problemas em…

Estudantes do ensino profissional vão ter exames regionais de acesso ao superior

Os estudantes do ensino profissional vão realizar exames regionais na instituição mais próxima da sua área de residência e com o resultado podem candidatar-se…

Escola Básica de Gançaria já tem refeitório

As obras de ampliação da Escola Básica de Gançaria foram inauguradas, dia 5 de Janeiro, por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém…

Centro Escolar Salgueiro Maia vence “Volta a Portugal em Fruta”

As turmas 12 e 13 do primeiro ciclo do Centro Escolar Salgueiro Maia, em Santarém, venceram a “Taça da Fruta de Portugal”, depois de…