A Câmara Municipal do Cartaxo entregou, no passado dia 6 de Setembro, cerca de 950 volumes de fichas de estudo, a 350 alunos e alunas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho do Cartaxo.
A entrega das fichas foi dirigida, gratuitamente, aos alunos que vão frequentar os estabelecimentos de ensino do concelho do Cartaxo no próximo ano lectivo 2019/2020 e são beneficiários do escalão I ou II do Apoio Social Escolar.
Segundo uma nota da autarquia, esta medida representa “cerca de nove mil e quinhentos euros de apoio directo às famílias”.
Estudo do Meio, Língua Portuguesa, Matemática e Inglês, são as áreas para as quais as crianças do 1.º ao 4.º ano do Ensino Básico, vão dispor de fichas de estudo, refere a mesma nota.
Na nota enviada à nossa redacção, Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Educação e Juventude, destaca a importância de garantir às famílias “este apoio suplementar, para que todas as crianças possam iniciar o ano lectivo em igualdade de circunstâncias”.
Referindo que os manuais escolares, a exemplo do ano passado, já são assegurados pelo Ministério da Educação, o autarca lembrou que “as fichas de estudo, essenciais ao trabalho diário nas salas de aula, ainda não são asseguradas pela administração central”, pelo que “assumimos a sua aquisição e entrega às famílias”.
Para o presidente da Câmara, “apesar do enorme investimento nacional e autárquico para garantir o direito à educação e o direito de igualdade de oportunidades no acesso ao ensino, há ainda um longo caminho a fazer para que a escola pública continue a garantir uma comunidade coesa, sustentável e capaz de responder aos desafios do futuro”, pelo que todo o investimento “que assegure uma escola pública de excelência, é um investimento de interesse público”.