A Câmara Municipal do Cartaxo vai avançar com uma candidatura para instalar um Loja do Cidadão na cidade. A pretensão foi anunciada pelo presidente da autarquia, João Heitor, no final da sessão da Assembleia Municipal, que se realizou no dia 22 de Fevereiro.

A proposta foi apresentada e aprovada, por unanimidade, na reunião de executivo de dia 15 de Fevereiro, e aprovada em Assembleia Municipal realizada ontem, dia 22 de fevereiro, com votos favoráveis do PSD, CDU, BE e abstenção do PS e Chega.

“Foi aprovada a proposta do executivo para que possa ser registada, em nome do Município, uma parcela de terreno, com a área de 819,30 m2, situada junto ao edifício que é conhecido como a Escola do Centro”, refere João Heitor, presidente da autarquia.

O autarca afirmou que “estão reunidas as condições para que o Cartaxo possa mostrar à Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o seu empenho em integrar o alargamento da rede de Lojas do Cidadão. Queremos muito, já trabalhámos e vamos continuar a trabalhar muito, para que uma das dez lojas que vão ser financiadas pela AMA seja construída no nosso concelho”.

Na sequência da aprovação de passagem para o Município, da parcela de terreno, realizou-se hoje, dia 25 de fevereiro, uma reunião extraordinária da Câmara Municipal, com um ponto único na ordem de trabalhos – submissão de candidatura à instalação da Loja do Cidadão, no concelho do Cartaxo -, que foi aprovada por maioria, com os votos a favor do presidente da Câmara Municipal e dos vereadores com pelouros e a abstenção dos vereadores do PS.

João Heitor explicou que a Loja do Cidadão do Cartaxo, caso a candidatura seja aprovada pela AMA, será a primeira Loja do Cidadão a ser construída de raiz – a Câmara Municipal deverá assumir apenas o pagamento do IVA e eventuais trabalhos de enquadramento da obra no espaço público envolvente. O investimento previsto é de 1 milhão de euros.

Na Loja do Cidadão do Cartaxo passará a estar localizado o atendimento público de três serviços essenciais aos cidadãos e empresas -a Autoridade Tributária e Aduaneira, a Segurança Social e o Instituto dos Registos e Notariado-, assim como, o Espaço Cidadão que funciona no edifício-sede do Município.

A Loja do Cidadão constitui um modelo de atendimento cujo objectivo principal é a prestação célere e personalizada, num único local público, de um conjunto de serviços de atendimento ao cidadão, alicerçado em backoffices ou escritórios digitalizados.

A localização escolhida para o espaço, teve em conta imposições da AMA e três premissas definidas pelo executivo – respeito pelo património, reabilitação do espaço público e valorização de uma zona habitacional e central da cidade

Leia também...

Workshop ‘Wigs Coloridas’ no Entroncamento

O Município do Entroncamento dinamiza no próximo dia 2 de Junho, pelas 15h00, na sala de actividades do Centro Cultural, o Workshop ‘Wigs Coloridas’.…

GNR de Santarém resgata águia

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Torres Novas, no dia 13 de Maio, procedeu à recolha de…

Exposição “TET – Teatro Experimental Torrejano” patente na Biblioteca de Torres Novas

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, vai receber, de 5 de Fevereiro a 2 de Março, a exposição “TET – Teatro…

Biblioteca Municipal de Rio Maior recebe exposição “Natália Correia e António Quadros, Amigos, Intelectuais, Juntos na chegada, Juntos na partida”

Foi inaugurada na tarde de segunda-feira, dia 11 de Setembro, a exposição itinerante “Natália Correia e António Quadros, Amigos, Intelectuais, Juntos na chegada, Juntos…