No seguimento da Comissão Municipal Extraordinária de Proteção Civil, o Município do Cartaxo definiu medidas para garantir a segurança da população e bens.
Em nota enviada à redação do Correio do Ribatejo João Heitor, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo informa que “face às previsões meteorológicas para as próximas horas e para amanhã, e tendo em conta a subida significativa do caudal do rio Tejo, com impacto também na Vala Real, foram definidas medidas preventivas para garantir a segurança de pessoas e bens em todo o concelho, com especial atenção às zonas ribeirinhas.”
“Neste momento, a freguesia de Valada já se encontra isolada, o Município já colocou no local uma ambulância e um veículo de combate a incêndios, estando tudo a funcionar em estrita articulação a Proteção Civil, os Bombeiros e a Junta de Freguesia”, reforça a nota.
Tendo em conta esta situação, foi decidida a evacuação preventiva da população da Palhota e da Ponte do Reguengo que serão acolhidas em instalações que garantem conforto, segurança e condições adequadas de higiene, estando também assegurada a alimentação durante todo o período em que se encontrem deslocadas.
Amanha, sexta-feira, dia 06 de Fevereiro as escolhas do concelho estarão encerradas, sendo garantido na Escola Básica Marcelino Mesquita, o acolhimento de crianças até aos 12 anos, cujos pais exerçam atividades essenciais, nomeadamente nas áreas da saúde, proteção civil, forças de segurança, bombeiros, lares e IPSS e trabalhadores municipais.
O Presidente do Município garante que “todos os agentes de proteção civil estão no terreno, totalmente articulados com a autarquia e com as juntas de freguesia, e estamos a agir de forma preventiva para proteger a população. Apelamos ao cumprimento de toda a sinalização, à redução de deslocações desnecessárias, e ao respeito por todas as medidas de autoproteção e indicações das autoridades.”
