O Dia Mundial do Livro celebra-se esta sexta-feira, 23 de Abril, e a Câmara Municipal do Cartaxo presta homenagem a dois historiadores do concelho falecidos recentemente, Maria Manuel Simão e Rogério Coito.

A autarquia cartaxense destaca os dois historiadores como os dois dos maiores conhecedores da sua história do Cartaxo e decidiu prestar homenagem à obra que ambos deixaram editada, através de dois eventos online aos autores e historiadores do concelho.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, as obras de Maria Manuel Simão e de Rogério Coito, “reflectem sobre os caminhos que trilhámos ao longo dos séculos. Permitem-nos conhecer as personalidades que marcaram a nossa vida política, social, cultural, artística. Dão-nos a conhecer as mulheres e os homens que nos antecederam, retractando-os no seu dia-a-dia, mas também nas lutas que que muitos travaram em nome de Portugal”.

PUBLICIDADE

No dia 23 de Abril, pelas 13h00 e às 18h00, a página de Facebook da Câmara Municipal do Cartaxo e da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, vão receber Ana Carina Azevedo e Mário Júlio Reis, que apresentarão livros de Maria Manuel Simão e Rogério Coito, respectivamente.

Ana Carina Azevedo é co-autora, com Maria Manuel Simão, do livro “Nas trincheiras da Flandres. Os Cartaxenses do Corpo Expedicionário Português 1917-1919”, editado pela Câmara Municipal do Cartaxo em 2019, e será esta a obra que vai apresentar. Mário Júlio Reis, amigo e companheiro na vida política de Rogério Coito, vai apresentar o livro “O Cartaxo nas Memórias Paroquiais de 1758”.

As obras de Maria Manuel Simão e Rogério Coito estão disponíveis para consulta ou empréstimo na Biblioteca Municipal do Cartaxo.

PUBLICIDADE
Leia também...

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…

VÍDEO | Celestino Graça nasceu há 107 anos!

Cumprem-se neste sábado, dia 9 de Janeiro, cento e sete anos sobre…