Cartaxo proíbe tourada e alarga horário dos cemitérios no próximo fim-de-semana

Foto ilustrativa

A Câmara do Cartaxo vai manter abertos os cemitérios do concelho de sábado a segunda-feira, tendo decidido alargar o horário para evitar a concentração de pessoas e garantir o cumprimento das medidas de protecção devido à pandemia da covid-19.

Em comunicado, a Câmara do Cartaxo afirma que decidiu ainda, por recomendação da Comissão Municipal de Proteção Civil, proibir a corrida de touros que estava anunciada para o próximo domingo.

PUBLICIDADE

Sublinhando que as medidas “decorrem da avaliação da situação epidemiológica no concelho”, o município afirma que, além do alargamento do horário dos cemitérios (das 08h30 às 18h30), é feito um apelo para que a população se desloque àqueles espaços para homenagear os entes queridos ao longo da semana, evitando “contribuir para ajuntamentos que colocam em causa a própria saúde”.

A entrada no cemitério estará condicionada a uso de máscara, desinfecção das mão, distanciamento físico, limite de duas pessoas junto de cada campa, no “tempo estritamente necessário”, proibição da partilha de objectos como baldes, regadores, vassouras e outros equipamentos de limpeza e manutenção.

“A permanência de visitantes no cemitério municipal não pode ultrapassar em momento algum 10% da ocupação máxima da área de circulação do cemitério, ou seja, 56 pessoas”, refere a nota, adiantando que as instalações sanitárias permanecem encerradas e que não será permitida a concentração de mais de cinco pessoas no exterior, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

Durante a realização de cerimónias fúnebres, apenas será permitida a entrada das entidades religiosas, de familiares (condicionados a um máximo de 20 pessoas) e agentes funerários.

Quanto à corrida agendada para a Praça de Touros do Cartaxo, o município refere que a decisão foi tomada com base nos pareceres negativos tanto do Serviço Municipal de Proteção Civil como da autoridade de saúde local.

Na Comissão Municipal de Proteção Civil têm assento as forças de segurança (PSP e GNR), os presidentes de Junta de Freguesia, a Coordenadora da Proteção Civil Municipal e a autoridade de saúde pública.

A Câmara do Cartaxo tinha já decidido suspender a actividade do Centro Cultural “durante, pelo menos, duas semanas”, período em que estavam agendados “espectáculos especialmente dedicados a crianças e a seniores”.

O Governo anunciou na passada quinta-feira a proibição de circulação entre concelhos de 30 de Outubro até 03 de Novembro, no fim de semana do Dia de Fieis Defuntos/Dia de Finados, devido ao aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus que provoca a doença covid-19.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS