A Câmara Municipal do Cartaxo decidiu reabrir a Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, o Cemitério Municipal do Cartaxo, o Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas, o Parque de Santa Eulália e os parques infantis.
A decisão de abertura destes equipamentos foi tomada no âmbito do plano de desconfinamento aprovado pelo Conselho de Ministros, mas Pedro Magalhães Ribeiro, presidente do Município, apela à comunidade para “manter o cumprimento das medidas de prevenção de contágio para que não haja retrocessos na abertura das actividades económicas, desportivas, culturais e sociais, prevista para os próximos meses”.
A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita – que durante o confinamento manteve o serviço de empréstimo de livros com entrega ao domicílio – e o Cemitério Municipal do Cartaxo, vão reabrir, mantendo o cumprimento integral do Plano de Contingência.
Pedro Magalhães Ribeiro alerta ainda que o processo de vacinação é lento, que continua em vigor a obrigação geral de recolhimento domiciliário e que “as empresas, o comércio local e a restauração da nossa terra precisam que este pequeno passo de desconfinamento seja um passo seguro. Não pode haver retrocessos quer pelas elevadas consequências para a economia local, quer pelo risco para a saúde de cada pessoa, de cada família”.
A autarquia mantém encerrados o Centro Cultural do Cartaxo, o Museu Rural e do Vinho e o seu Centro de Promoção Vitivinícola, o Auditório da Quinta das Pratas, o Centro de Convívio do Cartaxo, as Piscinas Municipais, o Estádio Municipal, o Pavilhão do INATEL e o Pavilhão Municipal de Exposições, assim como, o Skate Park, no qual foram esta semana instalados os novos equipamentos.
O plano de desconfinamento aprovado pelo Governo prevê a reabertura gradual das actividades económicas, culturais, desportivas e sociais em quatro fases que se iniciaram a 15 de Março e, caso não haja alterações, se concluem a 3 de Maio.