Câmara do Cartaxo (Santarém) vai propor à Assembleia Municipal a recusa das competências nos domínios da cultura, protecção e saúde animal e de segurança dos alimentos, disse esta quarta-feira, 20 de Março, fonte do município.

A decisão, tomada na reunião do executivo municipal na passada segunda-feira com os votos da maioria socialista e a abstenção dos eleitos da coligação Juntos pela Mudança (PSD-NC), vai ser votada na Assembleia Municipal agendada para o próximo dia 28.

Os diplomas referentes à descentralização de competências nos domínios da protecção e saúde animal e segurança dos alimentos, educação, cultura e saúde foram publicados em 30 de Janeiro.

À excepção da educação e da saúde, as câmaras municipais dispõem de um prazo de 60 dias, que termina em 1 de Abril, para comunicarem à Direcção-Geral das Autarquias Locais se recusam aceitar competências para este ano.

O prazo para aceitar as competências nas áreas da educação e saúde termina em 30 de Abril.

Em Janeiro, o município do Cartaxo rejeitou parcialmente a aceitação de novas competências da administração central dada a “indefinição” quanto aos meios financeiros e humanos necessários para o seu cumprimento.

A proposta do executivo municipal, liderado pelo socialista Pedro Magalhães Ribeiro, foi então votada favoravelmente, por maioria, pela Assembleia Municipal do Cartaxo, tendo sido rejeitadas as competências referentes à gestão de praias fluviais, justiça, bombeiros voluntários, habitação e fiscalização do estacionamento.

O município aceitou as competências nas áreas da gestão do património público sem utilização, vias de comunicação, loja e espaços do cidadão e jogos de fortuna ou azar, tendo aprovado a passagem para a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) das matérias relativas à promoção turística e aos projectos financiados por fundos comunitários e captação de investimento.

O Governo, liderado pelo socialista António Costa, aprovou 22 diplomas sectoriais – num processo gradual de descentralização entre 2019 e 2021, ano em que as competências se consideram transferidas –, encontrando-se 15 publicados em Diário da República.

Leia também...

Tribunal não conseguiu notificar testemunha para ser ouvida no processo de Tancos

O Tribunal de Santarém não conseguiu notificar a testemunha Paulo Lemos, conhecido…

Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo recebeu iniciativa “Classic Auto” e encanta  apaixonados por veículos clássicos

O Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo foi o local escolhido para…

TorreShopping vai ser renovado

  O Centro Comercial de Torres Novas vai passar por um processo…

Abrantes com dois representantes na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Martinho Jorge Nogueira da Silva, do 4.º Ano, do 1.º ciclo do…