Casa cheia na Startup Ourém para apreender conceitos básicos de finanças

Um dos papéis essenciais do plano de negócios de uma empresa é demonstrar aos seus financiadores que o negócio é devidamente controlado e acompanhado pelo empresário. Foi tendo em conta esta realidade que a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, levou até Ourém a sessão de literacia financeira financiada pelo projecto Ribatejo InovFin, “Conceitos Básicos de Finanças”.

De facto, existe alguma tendência nos empreendedores e nas microempresas para descurar a parte financeira do negócio, compreendendo-a apenas como uma mera formalidade para obedecer a requisitos legais. Nada mais errado, considera a NERSANT, que tem vindo a despertar, através do projecto financiado Ribatejo InovFin, os empreendedores, pequenos negócios e startups, para a importância de conhecer a parte financeira do negócio, uma vez que é através da análise dos indicadores que se consegue compreender o sucesso da actuação em cada um dos sectores da empresa e, logo, tomar decisões acertadas.

As acções de literacia, que estão a decorrer de forma descentralizada pelo distrito de Santarém, chegaram agora a Ourém, que acolheu a sua primeira actividade para os empreendedores no dia 10 de Julho.

O Ribatejo InovFin esteve, assim, nesta infra-estrutura, para sensibilizar os presentes para a importância da compreensão da parte financeira da empresa. Sob o tema “Conceitos Básicos de Finanças”, a NERSANT fez uma verdadeira visita guiada aos principais conceitos de contabilidade e finanças, nomeadamente aos principais mapas financeiros utilizados e sua importância, e aos indicadores (KPIs) mais utilizados. O workshop foi ilustrado com um caso prático e todas as questões das empresas foram sendo esclarecidas e respondidas ao longo da sessão. No workshop, estiveram presentes mais de 40 empresas.

De referir que o Ribatejo InovFin é um projecto dinamizado pela NERSANT e financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional que visa promover a inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e a melhoria das condições de acesso ao financiamento por parte das PME.
“Fundo de Maneio e Planeamento de Caixa”, “Planeamento”, “Controlo Orçamental”, “Eficiência de Processos Financeiros” e “Produtos Financeiros” são outras das temáticas a explorar em workshops para pequenos negócios, cuja calendarização e locais das próximas sessões estão disponíveis no portal da NERSANT, em www.nersant.pt ou no portal do Ribatejo InovFin, em www.inovfin.pt.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS