Casa do Benfica de Santarém vence primeira prova do Campeonato Nacional de Field Target

Bruno Silva, atleta da Casa do Benfica de Santarém, conquistou o primeiro lugar na primeira prova Campeonato Nacional de Field Target 2019, em Vale das Pedras, Ota.

A Casa do Benfica em Santarém esteve representada nesta prova de tiro ao alvo por três atletas que concorreram na Classe Springer, numa prova composta por 50 alvos.

Bruno Silva obteve o 1º lugar com 42 acertos, Gonçalo Cândida classificou-se na terceira posição com 35 acertos, Manuel Silva classificou-se no quarto lugar com 33 acertos e Augusto Ferreira terminou no 12º posto com 21 acertos.

O que é o Field Target?

É um desporto praticado ao ar livre que Utiliza os obstáculos naturais e a vegetação do terreno para criar situações de tiro muito variadas e por vezes inesperadas.

Enquanto no tiro UIT/ISSF a 10 metros, os atiradores se dedicam à árdua tarefa de perfurar um alvo de papel o mais próximo possível do centro, no Field Target, os atiradores percorrem um cenário natural, ao ar livre com várias pistas de tiro. Cada pista tem vários alvos metálicos espalhados aleatóriamente pelo cenário em distâncias que vão dos 10 aos 50 metros.

Embora no Field Target a maioria dos alvos possa ser feita numa posição de tiro livre, desde que a arma seja apoiada apenas no próprio corpo, a disciplina obriga ao domínio das várias posições de tiro uma vez que o posicionamento dos alvos, e os obstáculos naturais que se interpõem entre estes e o atirador (folhas, ramos, elevações naturais, etc.) forçam por vezes determinadas posições.

Adicionalmente é necessário saber ler o vento e a miragem, assim como ter uma grande familiaridade entre o atirador e a balística da sua arma.

Os alvos são constituídos por silhuetas metálicas e apresentam um orifício circular cujo diâmetro faz variar o seu grau de dificuldade (15mm a 40mm).

Por detrás deste orifício encontra-se uma placa de embate que assinala cada hit fazendo tombar o alvo.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS