O balanço efectuado na primeira reunião do ano 2021 da Comissão Municipal de Proteção Civil de Tomar, revela um aumento significativo de casos positivos à Covid-19.

Segundo a Comissão Municipal, desde a última reunião realizada a 21 de Dezembro, registam-se mais 171 novos casos de infecção no concelho de Tomar que, de acordo com a Delegada de Saúde, poderão ser, já, reflexos das festividades de Natal e Ano Novo.

“Foram detectados casos de infecção no Lar de S. Mateus (Junceira) e também na creche da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Em ambas as situações a Autoridade de Saúde de Âmbito Local está a fazer o devido acompanhamento. No que diz respeito ao surto detectado num “lar” em Asseiceira, a situação está controlada não existindo actualmente nenhum caso positivo”, refere uma nota do organismo.

PUBLICIDADE

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Tomar destaca o arranque da vacinação no combate ao novo vírus SARS-COV-2, que no Centro Hospitalar do Médio Tejo se iniciou a 29 de Dezembro, com grande adesão por parte dos profissionais de saúde, e ainda a vacinação em lares de idosos que se iniciou hoje, em Mação, o concelho com mais casos de infecção pelo novo coronavírus registados por 100 mil habitantes, no Médio Tejo, que compreende 13 concelhos, segue-se Torres Novas.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Tomar faz o acompanhamento activo das situações epidemiológicas na comunidade em geral bem como em instituições, como é o caso de escolas e lares e coordena a resposta municipal em situações relacionadas com a pandemia, nomeadamente, em caso de necessidade de mobilizar e activar meios e recursos existentes. Neste âmbito, entre outros apoios, continuam a decorrer intervenções preventivas no combate à pandemia através de acções de descontaminação de espaços, tanto públicos como privados, operações realizadas por equipas dos Bombeiros Municipais de Tomar, com formação especializada, com recurso a equipamentos apropriados (EPI) e que seguem os protocolos estabelecidos para missões deste carácter.

De acordo com os dados enviados pela USPMT – Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, no concelho de Tomar, entre 21 de dezembro de 2020 e 3 de Janeiro de 2021, registaram-se 171 novos casos de infecção encontrando-se 152 indivíduos em vigilância activa. 758 pessoas testaram positivo à Covid-19, tendo recuperado da infecção 592.

Portugal contabiliza hoje mais 78 mortes relacionadas com a covid-19 e 4.369 novos casos de infecção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que estão internadas 3.171 pessoas, mais 127 do que no domingo, das quais 510 em cuidados intensivos, ou seja, mais dez

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7.186 mortes e 431.623 casos de infecção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje activos 80.008, mais 2.407 do que no domingo.

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Transmissão comunitária preocupa autarcas de Santarém

Os autarcas de Santarém estão apreensivos com a evolução negativa da situação…

Exame inovador detecta mais facilmente doença coronária no Hospital de Santarém

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) realiza, desde o passado mês de…