A Câmara de Vila Nova da Barquinha decidiu suspender os eventos em espaços municipais e encerrar equipamentos culturais, como o castelo de Almourol, a partir de hoje e por tempo indeterminado.

Em comunicado, e no âmbito das medidas preventivas para travar o surto de Covid-19, a Câmara de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém, dá ainda conta de que o Grupo de Gestão do Plano de Contingência do Município, na sequência da reunião de quinta-feira da Comissão Municipal de Proteção Civil, deliberou cancelar a partir de hoje e até informação em contrário, todos os eventos da responsabilidade do Município ou nos quais este seja parceiro, sejam culturais, sociais, desportivos e recreativos.

Na mesma nota informativa, o presidente da autarquia, Fernando Freire, refere que também vão ser encerrados diversos equipamentos culturais, como o Castelo de Almourol, o Centro de Interpretação Templário de Almourol, Centro Integrado de Educação em Ciências (fechado a visitas de grupos externos e cancelados os eventos), o Centro de Estudos de Arte Contemporânea, o Auditório do Centro Cultural, Bibliotecas Municipais / Espaços Internet, a Galeria do Parque e o Arquivo Municipal.

Nos espaços desportivos são encerrados a partir de hoje o Centro Municipal de Atividade Física Aquagym, o Parque Desportivo Municipal da Atalaia e o Pavilhão Desportivo Municipal.

A autarquia dá ainda conta de que os serviços de atendimento ao munícipe “manter-se-ão, para já, em funcionamento, sendo que se pede à população que apenas recorra a este serviço, preferencialmente, em casos urgentes e inadiáveis”, devendo a procura de informações ser realizada por via electrónica.

Em funcionamento mantêm-se os jardins e parques municipais e de freguesia. No entanto, fica suspensa a cedência de equipamentos culturais e desportivos às associações, colectividades e instituições, bem como a cedência de transporte municipal e viaturas municipais para visitas de estudo ou outras actividades, acrescenta a mesma nota.

A autarquia, através do seu presidente, apela também a todas as Associações desportivas, culturais e recreativas, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Paróquias, entre outras, que “tomem medidas similares às adoptadas pela Câmara Municipal e pelas autoridades de saúde pública”, indo “ao encontro daquilo que são as recomendações da Direção Geral de Saúde no que respeita ao risco de eventos de massas no contexto do surto.

As alterações a estas medidas “serão comunicadas sempre que se justifique, continuando as mesmas em permanente avaliação, em estreita colaboração com as entidades competentes do Ministério da Saúde e do Ministério da Administração Interna”, conclui.

Leia também...

Protesto em Torres Novas por decisão que mantém fábrica poluidora em funcionamento

Movimentos ambientalistas marcaram um protesto junto à ribeira da Boa Água, em…

Autarca da Chamusca “indignado” com ausência da conclusão do IC3 no Plano Nacional de Investimentos

O presidente da Câmara da Chamusca manifestou “indignação” pela omissão da conclusão…

DGS define normas para retoma do futebol não profissional e modalidades

A Direção-Geral da Saúde (DGS) actualizou esta terça-feira, 25 de Agosto, as…

Surto no Hospital de Santarém com 15 profissionais infectados pela covid-19

O Hospital Distrital de Santarém confirmou esta terça-feira, 20 de Outubro, a…