Um padre católico e um grupo de peregrinos do Sri Lanka, que pretendiam visitar este fim-de-semana o Santuário de Fátima, queixaram-se de lhes ter sido negado o visto de entrada em Portugal.

Os católicos cingaleses, da diocese de Trincomalee, no leste do Sri Lanka, solicitaram o visto junto da Embaixada francesa em Colombo, no dia 4 de Setembro, mas o pedido “foi rejeitado”, afirmou o lusodescendente Earl Barthelot, que integrava o grupo.

A Embaixada de França representa a portuguesa em Colombo, após um acordo assinado com a Embaixada de Portugal na Índia, explicou.

O grupo tinha planeado aterrar no Porto na passada quinta-feira, para o início de uma viagem que passaria por Fátima – onde arranca hoje a peregrinação internacional aniversária -, mas também por Lisboa, onde os cingaleses tinham previsto visitar o Museu da Fundação Oriente, e ainda por Sintra.

Perante a recusa, Earl Barthelot disse ter escrito várias vezes à Embaixada portuguesa em Nova Deli, bem como ao consulado português em Colombo, mas as representações diplomáticas “nunca responderam aos telefonemas ou e-mails”, lamentou.

O lusodescendente afirmou ainda ter contactado directamente o embaixador português na Índia, o embaixador português em Banguecoque e até conselheiros das comunidades portuguesas. “Ninguém respondeu”, disse.

Aquando da aplicação, Barthelot garante ter enviado todos os documentos exigidos, além de uma carta-convite da Fundação Oriente e do Duque de Bragança, tendo esta última sido remetida à agência Lusa.

Entre os documentos enviados à Embaixada francesa constava ainda uma recomendação da arquidiocese de Colombo, à qual a Lusa também teve acesso.

“Muitos católicos e não católicos, nomeadamente descendentes de portugueses, estão muito interessados em visitar Portugal pelo menos uma vez na vida (…) mas nunca antes um descendente de portugueses teve a oportunidade de lá ir, excepto eu”, apontou.

Earl Barthelot esteve presente, em Julho, no festival “Culturas do Mundo”, em Cantanhede.

“Por que é que o Governo português depende da embaixada francesa? Por que é que não existe uma Embaixada portuguesa em Colombo”, questionou, lamentando que “nem o Governo português nem o Governo cingalês” reconheçam os descendentes de portugueses no Sri Lanka.

Leia também...

Lar com 158 infectados e dois mortos confirmados em Alcanena

Um total de 158 pessoas, 111 utentes e 47 trabalhadores do Centro de Bem Estar Social de Minde, em Alcanena, estão infectadas com o…

Despiste provoca três feridos na Estrada de Campo perto da Ribeira de Santarém

Um despiste, seguido de capotamento, de uma viatura ligeira de passageiros, provocou três feridos leves na noite desta quarta-feira, na Estrada de Campo (EN…

Pitbull fere mulher e mata três cães na Póvoa da Isenta

Um cão de raça ‘Pitbull’ atacou um mulher e matou outros três cães num terreno de uma habitação na noite de quinta-feira, 5 de…

Choque entre carro e moto provoca dois feridos na EN 118

Dois feridos é o resultado de uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo este sábado, 2 de Março, na Estrada…