Escola Secundária Dr. Ginestal Machado
Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

O CDS quer saber se o Governo está a equacionar a remoção de todo o material com amianto existente na escola secundária Ginestal Machado, em Santarém, se vai alocar as verbas necessárias e, se sim, quando.

Numa pergunta entregue no parlamento e endereçada ao ministro da Educação, a deputada do CDS-PP eleita pelo círculo de Santarém, Patrícia Fonseca, afirma que a comunidade educativa “pede intervenção urgente” para a remoção do amianto, numa escola de 1969 que integra a lista de edifícios que contêm amianto na sua construção.

A deputada afirma que, apesar da legislação que proíbe o uso de amianto, material potencialmente cancerígeno, a escola secundária Ginestal Machado “continua a ter fibrocimento com amianto no seu edificado, o que tem gerado preocupação justificada e acção ponderada por parte de estudantes, docentes e encarregados de educação, já que é a saúde de alunos, professores e funcionários que está em causa”.

Patrícia Fonseca afirma que os alunos promoveram acções de sensibilização, tendo produzido um vídeo intitulado “Queremos a mudança… Mas agora!”, no qual “exigem a remoção imediata de todas as estruturas de amianto que se encontram espalhadas pelo estabelecimento de ensino”.

Leia também...

Quatro agrupamentos de escolas do distrito de Santarém recebem “Selo Escola eTwinning”

Os Agrupamentos de Escolas Alexandre Herculano (Santarém), Almeirim, Marcelino Mesquita (Cartaxo) e…

Entroncamento disponibiliza meios informáticos para ensino à distância

A Câmara do Entroncamento disponibilizou ao agrupamento de escolas do concelho 137…

Politécnico de Santarém reclama investimento em alojamento de estudantes

O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) atingiu, logo na primeira fase do…

25 alunos das escolas de Santarém participam no Bootcamp de criatividade

Vinte e cinco alunos dos agrupamentos de escolas do concelho de Santarém…