Escola Secundária Dr. Ginestal Machado
Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

O CDS-PP recomendou ao Governo que diligencie no sentido da “realização urgente” de obras na escola Ginestal Machado, em Santarém, para a “rápida remoção de todos os materiais contendo amianto na sua construção”.

Na recomendação que tem como primeira subscritora a deputada Patrícia Fonseca, eleita por Santarém, o partido salienta que esta escola secundária “possui amianto no seu edificado, material potencialmente cancerígeno que está a pôr em risco a saúde de toda a comunidade educativa”, situação que tem movido os alunos a promoverem acções de sensibilização e de reivindicação de uma solução.

O texto lembra a publicação, em Abril, do vídeo “Queremos a mudança… Mas agora!”, por alunos do curso de Artes Visuais da escola, exigindo a remoção de todas as estruturas de amianto que se encontram espalhadas pelo estabelecimento de ensino, e a nova publicação “Qual de nós… irá sofrer as consequências?”, suscitada pela ausência de resposta da tutela.

A escola secundária Ginestal Machado, a funcionar nas actuais instalações desde 1969, integra a lista de edifícios, instalações e equipamentos públicos que contêm amianto na sua construção (Lei n.º 2/2011, de 9 de Fevereiro), sublinha o texto.

Leia também...

45 alunos estrangeiros participam no Encontro Internacional da Escola Sá da Bandeira

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=UNW4MaHShWY&w=640&h=360] A Escola Secundária de Sá da Bandeira (ESSB) realiza entre 9 e 12 de Janeiro, o XXI Encontro Internacional de Jovens Cientistas…

Presidência e Assembleia da República apoiam Prémio Literário ‘A Escola’ na Linhanceira

Galardão criado no âmbito do Centenário das Escolas na Linhaceira vai conceder três prémios na freguesia de Asseiceira, três no concelho de Tomar e…

Agrupamento Ginestal Machado inaugura Centro Tecnológico de Informática

O Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado inaugurou hoje o Centro Tecnológico de Informática (CTEI), um investimento realizado através da candidatura a fundos europeus,…

Amianto vai ser retirado em 40 escolas na região de Santarém

A lista das escolas onde o amianto vai ser removido, ao abrigo de um programa que custará 60 milhões e será financiado por verbas…