Escola Secundária Dr. Ginestal Machado
Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

O CDS-PP recomendou ao Governo que diligencie no sentido da “realização urgente” de obras na escola Ginestal Machado, em Santarém, para a “rápida remoção de todos os materiais contendo amianto na sua construção”.

Na recomendação que tem como primeira subscritora a deputada Patrícia Fonseca, eleita por Santarém, o partido salienta que esta escola secundária “possui amianto no seu edificado, material potencialmente cancerígeno que está a pôr em risco a saúde de toda a comunidade educativa”, situação que tem movido os alunos a promoverem acções de sensibilização e de reivindicação de uma solução.

O texto lembra a publicação, em Abril, do vídeo “Queremos a mudança… Mas agora!”, por alunos do curso de Artes Visuais da escola, exigindo a remoção de todas as estruturas de amianto que se encontram espalhadas pelo estabelecimento de ensino, e a nova publicação “Qual de nós… irá sofrer as consequências?”, suscitada pela ausência de resposta da tutela.

A escola secundária Ginestal Machado, a funcionar nas actuais instalações desde 1969, integra a lista de edifícios, instalações e equipamentos públicos que contêm amianto na sua construção (Lei n.º 2/2011, de 9 de Fevereiro), sublinha o texto.

Leia também...

Colégio de Fátima vence EmpreEscola com dispensador automático ideal para viagens

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, realizou no dia…

Jornadas Técnicas de Saúde Mental na Infância e Adolescência na ESES

A Escola Superior de Educação de Santarém promove nos dias 14 e…

Alunos de Santarém rastreados ao daltonismo e acuidade visual

A Câmara Municipal de Santarém continua a apostar no rastreio de daltonismo…

Alunos promovem debate sobre a comunicação das autarquias na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes

Os alunos do terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social, vertente de…