Foto: RTP

A vacinação contra a covid-19 nos lares de idosos arrancou hoje em Mação, tendo sido uma utente de 100 anos a receber a primeira das 112 vacinas a administrar em duas instituições deste concelho.

O início do processo de vacinação decorreu na Casa de Idosos de São José das Matas perante a presença de vários membros do Governo, entre os quais a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, num dia em que a vacinação decorre também na Santa Casa da Misericórdia de Cardigos, outro lar do concelho de Mação, abrangendo um total de 112 utentes e funcionários das duas instituições deste município do distrito de Santarém.

A primeira utente vacinada, cerca das 15h10, foi Celeste Heleno, de 100 anos, seguindo-se um homem de 94 e uma mulher de 90, num total de 56 na Casa de Idosos de São José das Matas, a que se somarão outros 56, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos.

Veja aqui o momento da vacinação

“Com este arranque, hoje estamos a iniciar o processo de vacinação de todos os lares que pretendemos esteja concluída nesta fase, entre a primeira e a segunda toma, durante o mês de Fevereiro”, disse a governante, tendo apontado para que 200 mil pessoas sejam vacinadas neste período, entre utentes e profissionais, à excepção dos lares que têm situação de surto.

Ana Mendes Godinho disse ainda que o processo de vacinação vai “abranger todas as pessoas” que estejam em lares legais ou ilegais, tendo referido que existem hoje em Portugal cerca de 2.700 lares licenciados e 788 sem licenciamento formal, nos quais existe um total de 5% de pessoas com teste positivo ao novo coronavírus.

Depois de ter sido iniciada a vacinação contra a covid-19 em 27 de dezembro, com a administração da primeira dose da vacina da Pfizer-BioNTech a profissionais de saúde, a ministra da Saúde, Marta Temido, tinha assegurado que a primeira fase da campanha de vacinação iria alargar-se aos lares situados nos 25 concelhos em risco extremo de incidência da covid-19, de acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Mação é um município que passou hoje da situação de risco moderado para extremamente elevado na listagem de níveis da DGS, apresentando 973 casos confirmados por cem mil habitantes no período entre 14 e 27 de dezembro.

Com dois surtos activos envolvendo mais de uma centena de pessoas num lar em Mação e num centro de dia em Aboboreira, o concelho de Mação apresentava no mapa epidemiológico de domingo um total de 222 indivíduos infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, cinco óbitos e 104 pessoas recuperadas da doença, com 112 pessoas em vigilância activa.

Leia também...
Foto de arquivo

Empreitada de requalificação do Serviço de Urgências em Abrantes em concurso público

A requalificação e expansão das Urgências Médico-Cirúrgicas no Hospital de Abrantes, do…

Visitas aos doentes internados do CHMT com novas regras

As visitas diárias aos doentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo…
Foto ilustrativa

Hospital de Santarém contratou 11 especialistas e 27 prestadores de serviços desde janeiro

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) revelou que, desde janeiro, contratou 11…

Hospital de Santarém retoma visitas aos doentes internados

Visitas tem algumas limitações.