O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão – CIJVS, comemorou o 11º aniversário no dia 27 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com uma sessão solene, que contou com a entrega dos prémios do CIJVS, com a apresentação da Comunicação “ Prestígio e Autoridade Inquisitorial em Santarém: processos-crime de usurpação de funções”, pela professora Fátima Reis, e com as intervenções de Ricardo Gonçalves, Presidente do Município de Santarém, de Martinho Vicente Rodrigues, Diretor do CIJVS e de Adriana Veríssimo Serrão, professora catedrática e filha de Joaquim Veríssimo Serrão, historiador que doou a Santarém a sua biblioteca, que levou à criação do CIJVS.
Ricardo Gonçalves referiu ser “uma grande honra para Santarém, continuar a contar com o CIJVS, pela dedicação ao estudo da História, e pela forma como cumpre e respeita o carácter e os valores que o Professor Joaquim Veríssimo Serrão, sempre defendeu”.
O júri deliberou atribuir, na reunião realizada no dia 20 de maio, o Prémio “Fundação Engenheiro António de Almeida”, ao trabalho de Jaime Ricardo Teixeira Gouveia: “A assistência médico-hospitalar nos domínios portugueses da África do centro oeste (séculos XV a XVIII)”, enquanto o Prémio “Águas de Santarém”, foi atribuído a Sandra Maria Esteves Coelho, com o trabalho “Eleições de 1842 em Santarém”.
Os prémios foram entregues por Augusto Aguiar Branco, Presidente da Fundação Eng. António de Almeida, e por Ramiro Matos, Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Águas de Santarém.
Esta sessão contou ainda com a apresentação da 12ª edição da Revista Mátria XXI, que reúne trabalhos científicos, académicos ou culturais relevantes, em todos os domínios do conhecimento, dando corpo à vocação multidisciplinar e transversal que está na génese do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.
Joaquim Veríssimo Serrão doou a sua Biblioteca Particular com mais de 35 000 obras, livros e separatas, fontes de investigação que utilizou ao longo da sua carreira de professor universitário e investigador, para além de ter produzido obra imensa científica e de dimensão internacional.