Se os carros estão em cima dos passeios é porque os passeios estão debaixo dos carros. Portanto, os passeios não deveriam ser feitos por baixo dos carros.

Construiram-se passeios sem qualquer planeamento sustentável e ajustado aos novos tempos citadinos, e estamos agora perante uma escassez de passeios para tantos automóveis.

É necessário fazer mais passeios, de modo a permitir um ajustamento do espaço urbano ao tráfego local. Não será tarefa fácil, pois numa primeira fase do projecto os passeios existentes terão que ser alvo de uma intervenção para a sua requalificação, o que obrigará a uma gigantesca operação de remoção dos veículos.

Não sendo de momento viável tal propósito, torna-se necessário perceber que estamos perante um problema estrutural que é transversal à maioria dos peões scalabitanos.

Face a esta situação o cidadão comum tem de optar entre ser peão ou automobilista. Caso opte por ser peão, deverá então circular pela estrada. Se preferir o automóvel, tem de renovar a carta de condução que, segundo um novo Código da Estrada, o habilitará a transitar pelos passeios, em segurança.

Agentes reguladores de trânsito aplicarão multas a todos os peões que não circulem pela estrada, ficando estes também obrigados a usar os parquímetros sempre que pretendam parar. Contudo, o custo de estacionamento para peões será menor que o dos carros, na medida em que ocupam menos espaço, o que é justo.

Santarém está integrada na rede das Cidades Europeias sem Peões, o que lhe confere estatuto privilegiado de Cidade com Centro Histórico Motorizado.

Pena é que as ruas antigas não tenham largura suficiente para se aumentarem os passeios, de modo a permitir também o estacionamento de camiões TIR. Talvez um novo Plano Director Municipal venha encontrar solução para isso, o que irá trazer grande movimento à cidade. Acreditemos!

In: ‘Correio do Ribatejo’ de 11 de Janeiro de 2019

Leia também...

IX Encontro “A Arte de Educar” junta mais de 300 professores no Auditório da Escola Superior de Saúde em Santarém

A sessão de abertura do IX Encontro “A Arte de Educar” que…

ERSAR distingue Rio Maior pela qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos

A Câmara Municipal de Rio Maior foi distinguida com o prémio “Qualidade…

Almeirim distingue mérito desportivo

Gustavo do Canto, Margarida Casebre e Leonor Pinho foram os atletas homenageados…

Biblioteca Municipal de Sardoal promove Feira do Livro Solidária

Depois do sucesso da primeira edição, a Biblioteca Municipal de Sardoal volta…