O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) realizou na segunda-feira, 3 de Janeiro, cerimónia de acolhimento aos médicos internos que escolheram a instituição para o seu internato médico. Ao todo, são 47 os clínicos que optaram pelo CHMT, para iniciar a sua carreira profissional: 36 internos da formação geral e 11 internos da formação específica.
Devido à actual situação de pandemia, a cerimónia de acolhimento realizou-se exclusivamente em formato online, tendo o Conselho de Administração do CHMT e o director do Internato Médico dado as boas-vindas a estes novos profissionais de saúde na Instituição. A cerimónia pretendeu dar a conhecer o CHMT nas suas várias vertentes, contribuindo assim para uma integração adequada destes profissionais, sendo que no decorrer dos próximos dias os novos internos irão ser acolhidos e integrar os respectivos serviços do CHMT.
Para Ivone Caçador, directora clínica do CHMT, “a formação dos internos é fundamental para o seu percurso profissional, uma vez que nesta etapa os médicos incorporam competências humanas e técnico-científicas essenciais à prática da medicina”.
O internato médico “é também essencial para a garantia da qualidade dos serviços de saúde prestados pelo Serviço Nacional de Saúde”, refere Ivone Caçador, acrescentando ainda que “é um natural motivo de satisfação verificar que o CHMT dispõe de idoneidade formativa para acolher um número significativo de novos internos”.
O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática. Este passo da formação profissional dos médicos tem como objectivo habilitar estes profissionais ao exercício, tecnicamente diferenciado, na respectiva área de especialização.