O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) informou ontem, 3 de Março, em reunião com os autarcas de Abrantes, Tomar e Torres Novas, que tem 72 quartos, no conjunto das três unidades hospitalares, disponíveis e preparados para enfrentar a eventual situação epidémica do novo Coronavírus.
O Conselho de Administração do CHMT informou os presidentes dos três municípios onde está instalado, que o Plano de Contingência do CHMT está em fase de ultimação, integrando as sucessivas revisões das orientações emitidas pela DGS e contemplará vários níveis de criticidade.
O Centro Hospitalar conta com um grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência a Antimicrobianos e tem ainda uma equipa Multidisciplinar a acompanhar a evolução da situação do Coronavírus por forma a adaptar estas respostas do CHMT às necessidades que a situação justificar a cada momento.
O CHMT criará as zonas de isolamento que forem necessárias e se assim se justificar será nas três unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas. Dispõe ainda de 22 quartos de isolamento com antecâmara e cerca de 50 quartos individuais, que podem ser de isolamento para doentes contaminados com o novo Coronavírus.
A criação de uma base operacional flexível de resposta a situações no domicílio, que serão accionadas em casos específicos, é também uma da hipotecares levantadas pelo Conselho de Administração. O objectivo desta medida, é impedir a deslocação desses eventuais suspeitos às Unidades de Saúde, evitando desta forma o contágio de profissionais de saúde e outros doentes.
Os equipamentos de protecção individual para os profissionais de saúde que contactem com eventuais doentes contaminados pelo novo Coronavírus estão também assegurados nas unidades hospitalares do CHMT.