Cinco dos nove homens detidos na quinta-feira pelo furto de 1.500 quilos de cortiça, no âmbito de uma operação que decorreu nos distritos de Santarém, Setúbal e Évora, ficaram em prisão preventiva, avançou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Presentes ao Tribunal Judicial de Santarém, os outros quatro detidos ficaram sujeitos à medida de coação de “apresentações semanais no posto policial da área de residência e proibição de contacto entre os arguidos”, informou a GNR.

Os nove homens detidos na quinta-feira têm idades entre os 30 e os 51 anos, revelou esta força de segurança, acrescentando que, no âmbito desta investigação, foi ainda constituída arguida uma mulher, por vários crimes de furto de cortiça e máquinas agrícolas.

“Os suspeitos usavam os furtos de cortiça e de máquinas agrícolas como modo de vida, causando grandes danos para os produtores agrícolas”, destacou a GNR.

A operação decorreu nos distritos de Santarém, Setúbal e Évora, nomeadamente nos concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos, Benavente, Montijo, Mora e Alcochete, dando cumprimento a 24 mandados, dos quais nove mandados de detenção, 12 de buscas em residências e armazéns e três em veículos.

As autoridades apreenderam 1.500 quilos de cortiça, oito automóveis, um trator agrícola, 550 euros, nove telemóveis e diverso material informático, bem como várias ferramentas manuais e utensílios, nomeadamente 18 machados para extração de cortiça, seis tesouras para corte de ferro e uma balança para pesagem de cortiça.

Foram ainda apreendidas aos suspeitos quatro armas de fogo, três pistolas de alarme (uma delas transformada) e 589 cartuchos e munições de vários calibres.

Segundo a GNR, os nove detidos já tinham antecedentes criminais relacionados com furtos.

Esta operação envolveu 78 militares da GNR dos Comandos Territoriais de Santarém, Setúbal e da Unidade de Intervenção (UI).

Leia também...

Quase um quarto das farmácias portuguesas em “situação de risco” – Associação

Quase um quarto das farmácias portuguesas estão em situação de risco, por…
Foto de Arquivo

Homem morre atropelado por máquina agrícola

Um homem com cerca de 50 anos morreu atropelado por uma máquina…

Cartaxo reforça acções de desinfecção e descontaminação de espaços públicos

A Câmara Municipal do Cartaxo mantém, desde o início da pandemia, e…

Obra de 1,6 ME para melhorar sistema de abastecimento de água para 25 mil pessoas

A Águas do Vale do Tejo vai consignar, na próxima semana, a empreitada…