O Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, avançou para uma nova fase no Plano de Contingência contra a Covid -19, com a abertura de mais 26 camas em enfermaria e 4 camas em Cuidados Intensivos, o que ocorrerá nos próximos dias.

Para concretizar esta nova fase de adaptação à evolução da Pandemia por SARS-Cov-2, o Serviço de Cardiologia, instalado na Unidade Hospitalar de Abrantes será transferido, provisoriamente, para a Unidade Hospitalar de Torres Novas, onde esteve até há cerca de três anos. Esta alteração surge na sequência da enorme pressão que muitas Unidades Hospitalares da Região de Lisboa e Vale do Tejo têm sentido, nomeadamente na sobrecarga das redes de oxigénio, o que tem obrigado à transferência de doentes, nomeadamente, para o Norte do país.

Assim, o Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, abrirá uma sétima enfermaria para doentes de Covid-19, na Unidade Hospitalar de Abrantes, que servirá os doentes da Região de influência do Médio Tejo.

Esta decisão, do Conselho de Administração do CHMT, está a ser articulada com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), assim como com diferentes níveis da Tutela.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, concretiza esta transferência do Serviço de Cardiologia para a Unidade Hospitalar de Torres Novas, o que ocorrerá num horizonte temporal de curta duração,  mas esta manter-se-á até que diminua o impacto da Covid-19 nas diferentes Unidades Hospitalares.

Durante os próximos dias a capacidade de camas na Unidade de Cuidados Intensivos vai aumentar das actuais 20 camas dedicadas a doentes COVID para 24 camas dedicadas ao COVID, mantendo 4 camas para doentes com outras patologias não COVID.

Este aumento expressa a capacidade já demonstrada pelos diferentes  Serviços do CHMT de se readaptarem aos esforços que têm de fazer para apoiar os doentes da Região do Médio Tejo e de contribuir para apoiar os doentes de outras entidades hospitalares, num funcionamento, necessariamente, em rede do Serviço Nacional de Saúde.

Leia também...

Hospital de Santarém vai contratar 72 profissionais de saúde

Tutela autoriza contratação.

Disponibilizados testes gratuitos em Rio Maior devido a aumento de casos

 A autoridade de saúde da Lezíria vai realizar, segunda-feira, testes covid gratuitos…

Abrã recebe apoio para instalação de ar condicionado na USF

A Junta Freguesia de Abrã vai receber apoio para a aquisição de…

Projecto na Lezíria desloca equipa terapêutica a casa de pessoas com doença mental grave

Pessoas com doença mental grave de oito concelhos da Lezíria, estão a…