O Centro Hospitalar do Médio Tejo garantiu hoje que “não existe lista de espera” para a realização de exames de Tomografia Axial Computorizada (TAC) nos hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, integrados naquele centro hospitalar.

“Por ser um serviço de apoio à actividade programada do CHMT, EPE, não existe lista de espera para a realização de exames de Tomografia Axial Computorizada”, disse hoje à Lusa fonte oficial do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), reagindo assim a um conjunto de questões colocadas pelo PSD na sexta-feira, nomeadamente sobre “quais os tempos de espera actuais para a realização do exame” de TAC no CHMT.

Os deputados do PSD eleitos por Santarém questionaram ainda o Ministério da Saúde sobre a alegada deslocalização de utentes do hospital de Tomar para o de Abrantes, a cerca de 30 quilómetros de distância, para realizarem exame de TAC, tendo lembrado que este equipamento foi “instalado recentemente no serviço de Imagiologia do Hospital de Tomar” e que o equipamento instalado em Abrantes “é propriedade e operado por uma entidade privada”.

Nesse sentido, o Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE deu conta que o equipamento de TAC instalado na Unidade Hospitalar de Tomar, em Outubro de 2018, “funciona em modelo de apoio à actividade clínica programada do CHMT, muito em particular da unidade hospitalar de Tomar, razão pela qual a questão de deslocação de utentes da Unidade Hospitalar de Tomar para efectuarem o exame de TAC na Unidade Hospitalar de Abrantes não se coloca”.

Em resposta às questões colocadas pela Lusa, o CA lembra que o CHMT “funciona em regime de complementaridade de serviços” e refere que “os utentes só são deslocados à Unidade Hospitalar de Abrantes quando necessitam de ser observados por especialistas cujos serviços estejam instalados nessa mesma unidade”.

Na mesma informação, o CA do CHMT refere, ainda, que desde Janeiro de 2019 foram efectuados 3.373 exames de TAC no equipamento instalado na unidade hospitalar de Tomar, exames esses realizados a 2.204 utentes do CHMT”.

Leia também...

Governo anuncia fim da obrigatoriedade do uso da máscara

Mas há excepções.

Hospitais do Médio Tejo receberam três mil doentes em dois anos de pandemia

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) recebeu nos últimos dois anos…

Autarquia realizou mais de quatro mil testes à Covid-19 no Natal e Ano Novo

Foram detectados 138 casos positivos.

Tecnologia digital inovadora une Torres Novas a Viena em cirurgia cardíaca

Centro de referência na Áustria apoiou a equipa do Serviço de Anestesiologia do CHMT de forma remota, através de uma tecnologia de ponta, para introdução de uma nova técnica anestésica pioneira.