Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

Cerca de 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Com este perigo estão 58 concelhos dos distritos Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.

Em risco muito elevado estão mais de 90 concelhos dos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Leiria, Aveiro, Coimbra, Viseu, Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, castelo Branco, Portalegre e Faro.

O IPMA colocou ainda em risco elevado toda a região do Alentejo e cerca de 50 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leria, Santarém, Lisboa e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as mais de 4.957 ocorrências de fogo já afetaram pelo menos 10 mil hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente uma descida da temperatura máxima e períodos de céu muito nublado, com possibilidade de chuva fraca no litoral Norte e Centro até ao meio da manhã, tornando-se pouco nublado ou limpo na região Sul e no interior Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13ºCelsius (Bragança, Coimbra e Leiria) e os 20ºC (Faro e Portalegre) e as máximas entre os 25ºC (Viseu) e os 36ºC (Castelo Branco, Évora e Beja).

Leia também...

Comissão de Internos do HDS promove ciclo de sessões de atualização

 O Hospital Distrital de Santarém (HDS) iniciou, a 20 de Julho, um ciclo de sessões de atualização sobre temas multidisciplinares pertinentes para a prática…

ULS da Lezíria regista “aumento significativo” de cancro da mama em mulheres com menos de 40 anos

A Unidade de Patologia Mamária da Unidade Local de Saúde da Lezíria registou 200 novos casos de cancro de mama em 2023, com um…

Ambientalista vai ser julgado por alegado crime de difamação contra donos da Fabrióleo

O ambientalista Arlindo Marques vai começar a ser julgado na quinta-feira, 6 de Maio, no Tribunal de Torres Novas por um crime de difamação…

Santarém disponibiliza 150 mil euros para incentivar compras e serviços no Comércio Local

A Câmara Municipal de Santarém volta a promover a Campanha “Natal, Compre Local”, com o objetivo de incentivar, promover, revitalizar e fortalecer as compras…