Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

Cerca de 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Com este perigo estão 58 concelhos dos distritos Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.

Em risco muito elevado estão mais de 90 concelhos dos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Leiria, Aveiro, Coimbra, Viseu, Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, castelo Branco, Portalegre e Faro.

O IPMA colocou ainda em risco elevado toda a região do Alentejo e cerca de 50 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leria, Santarém, Lisboa e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as mais de 4.957 ocorrências de fogo já afetaram pelo menos 10 mil hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente uma descida da temperatura máxima e períodos de céu muito nublado, com possibilidade de chuva fraca no litoral Norte e Centro até ao meio da manhã, tornando-se pouco nublado ou limpo na região Sul e no interior Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13ºCelsius (Bragança, Coimbra e Leiria) e os 20ºC (Faro e Portalegre) e as máximas entre os 25ºC (Viseu) e os 36ºC (Castelo Branco, Évora e Beja).

Leia também...

Trabalhador agrícola morre em discussão no Pombalinho

Um trabalhador agrícola morreu no decurso de uma discussão violenta com um…

Escalabitanos conquistam pódios no aniversário do CAD Coruche

Para comemorar da melhor forma os seus 17 anos, o CAD Coruche…

Recolha de Sangue e Dadores de Medula em Vila Nova da Rainha

O Grupo de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Azambuja vai…

Almeirim vai ter reforço e alargamento de pontos de Wi Fi gratuitos

O Município de Almeirim vai reforçar e alargar os pontos de rede…