Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

Cerca de 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Com este perigo estão 58 concelhos dos distritos Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.

Em risco muito elevado estão mais de 90 concelhos dos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Leiria, Aveiro, Coimbra, Viseu, Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, castelo Branco, Portalegre e Faro.

O IPMA colocou ainda em risco elevado toda a região do Alentejo e cerca de 50 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leria, Santarém, Lisboa e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as mais de 4.957 ocorrências de fogo já afetaram pelo menos 10 mil hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente uma descida da temperatura máxima e períodos de céu muito nublado, com possibilidade de chuva fraca no litoral Norte e Centro até ao meio da manhã, tornando-se pouco nublado ou limpo na região Sul e no interior Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13ºCelsius (Bragança, Coimbra e Leiria) e os 20ºC (Faro e Portalegre) e as máximas entre os 25ºC (Viseu) e os 36ºC (Castelo Branco, Évora e Beja).

Leia também...

Seis distritos sob aviso vermelho por causa do calor

O aviso vermelho para hoje devido ao calor foi alargado aos distritos…

Tomar Game Festival dedica três dias ao entretenimento digital

O Tomar Game Festival, evento de cultura ‘gaming’ e entretenimento digital, regressa…

EcoAção organiza 5.ª Caminhada pelo Ambiente em Rio Maior

A EcoAção, departamento ambiental da ATUAAÇÃO, organizou na manhã de sábado, dia…

Jardim municipal em Ourém deve reabrir em Fevereiro após investimento de 1 ME

O Jardim Municipal Le Pléssis-Trevise, na cidade de Ourém, deverá reabrir ao…