O bispo de Santarém passou duas semanas infestado com o novo coronavírus e partilhou uma mensagem, pelo Dia Mundial do Doente, na qual recomenda “a confiança” como atitude interior.

“A experiência da doença revela a nossa fragilidade e quanto dependemos uns dos outros para sobreviver; Experimentamos a ‘falência’ das nossas capacidades de reflexão e de trabalho e concluímos que, em última instância, dependemos de Deus”, escreve D. José Traquina, no seu testemunho.

A Igreja Católica celebra anualmente uma jornada dedicado à pessoa doente, a 11 de Fevereiro, dia da celebração litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes. D. José Traquina assinala que esta data “acentua” a valorização das pessoas que se encontram doentes, “ainda mais em número preocupante por força da pandemia”.

PUBLICIDADE

Segundo o responsável católico, para quem é crente, os médicos e outros cuidadores
da saúde são “referências da bondade e do cuidado” de Deus na fragilidade, como os
que asseguram os alimentos e os que acompanham na doença, “com a sua palavra amiga e a sua oração”.

“Pode acontecer que nem tudo corra bem, mas a verdade é que nos Hospitais e em muitas residências de pessoas idosas e doentes, existe bondade e dignidade no cuidado das pessoas”, desenvolve o bispo de Santarém.

Na sua mensagem, D. José Traquina que está em recuperação, depois de ter testado positivo à Covid-19, agradece o testemunho de dedicação dos profissionais de saúde, do capelão do Hospital de Santarém e das funcionárias do seminário.

No Dia Mundial do Doente de 2021, o Papa Francisco escreveu a mensagem “Um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos (Mt 23,8). A relação de confiança na base do cuidado dos doentes”.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…