O bispo de Santarém passou duas semanas infestado com o novo coronavírus e partilhou uma mensagem, pelo Dia Mundial do Doente, na qual recomenda “a confiança” como atitude interior.

“A experiência da doença revela a nossa fragilidade e quanto dependemos uns dos outros para sobreviver; Experimentamos a ‘falência’ das nossas capacidades de reflexão e de trabalho e concluímos que, em última instância, dependemos de Deus”, escreve D. José Traquina, no seu testemunho.

A Igreja Católica celebra anualmente uma jornada dedicado à pessoa doente, a 11 de Fevereiro, dia da celebração litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes. D. José Traquina assinala que esta data “acentua” a valorização das pessoas que se encontram doentes, “ainda mais em número preocupante por força da pandemia”.

Segundo o responsável católico, para quem é crente, os médicos e outros cuidadores
da saúde são “referências da bondade e do cuidado” de Deus na fragilidade, como os
que asseguram os alimentos e os que acompanham na doença, “com a sua palavra amiga e a sua oração”.

“Pode acontecer que nem tudo corra bem, mas a verdade é que nos Hospitais e em muitas residências de pessoas idosas e doentes, existe bondade e dignidade no cuidado das pessoas”, desenvolve o bispo de Santarém.

Na sua mensagem, D. José Traquina que está em recuperação, depois de ter testado positivo à Covid-19, agradece o testemunho de dedicação dos profissionais de saúde, do capelão do Hospital de Santarém e das funcionárias do seminário.

No Dia Mundial do Doente de 2021, o Papa Francisco escreveu a mensagem “Um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos (Mt 23,8). A relação de confiança na base do cuidado dos doentes”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…