O XXII Challenger NERSANT decorreu no concelho de Rio Maior nos dias 18 e 19 de Maio, com a participação de 18 equipas da região de Santarém. Do evento, apadrinhado pela atleta olímpica Inês Henriques, recordista do mundo nos 50 quilómetros marcha, saiu vencedora a equipa de Alcanena da área das peles, Couro Azul.

A abertura oficial do XXII Challenger NERSANT aconteceu junto à Câmara Municipal de Rio Maior, no dia 18 de Maio, bem cedo. Cerca de 100 colaboradores das empresas estiveram presentes, organizados em equipas, onde efectuaram a credenciação e ouviram o acolhimento por parte da NERSANT, na voz de Jorge Pisca, Presidente do Núcleo NERSANT do Cartaxo, e da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais.

O arranque do evento foi marcado pela presença da atleta olímpica riomaiorense, Inês Henriques, detentora do recorde mundial nos 50 quilómetros marcha, que liderou a coluna empresarial até ao estádio municipal de Rio Maior, onde iniciou a primeira etapa do evento. Uma vez no local, e à semelhança do que acontece nos jogos olímpicos, Inês Henriques acendeu a chama olímpica do estádio, prosseguindo de seguida à realização de uma palestra motivacional que deu o mote ao início da competição.

“Alta Velocidade”, “Estafeta do Sal”, “Mais Alto e Mais Forte”, “Maratona de BTT: Body and Mind”, “O Mais Rápido” e “Puzzle 3D”, foram as seis provas de desporto-aventura que compuseram o evento e que lançaram diversos desafios aos participantes, desde provas de orientação e estratégia, a realização de actividades como canoagem, rapel, slide, escalada em rocha, espeleologia, entre muitas outras. No total, foram realizados mais de 30 jogos/dinâmicas, foram percorridos mais de 40 quilómetros em pedestre, mais de 20 de BTT, e ultrapassados desafios em água, terra e em altura. O final do evento teve impacto ao nível da população, com a realização de uma aula de zumba, sendo que de seguida os participantes completaram a última prova, que pretenda a construção de uma pirâmide – símbolo da cidade em alusão às pirâmides de sal das salinas – em cartão.

O encerramento do XXII Challenger NERSANT aconteceu com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Rio maior, Isaura Morais, do vereador do desporto, João Candoso, e do Presidente do Núcleo NERSANT do Cartaxo, Jorge Pisca, que entregaram os prémios às equipas vencedoras. Sagrou-se campeã a equipa da empresa de Alcanena Couro Azul, em segundo lugar ficou a equipa da Desmor, de Rio Maior, e em terceiro, a equipa da EcoEdifica, de Torres Novas. O prémio Fair Play – votado pelas equipas participantes – foi atribuído à Desmor, e a Melhor Equipa Feminina, à equipa da NERSANT.

De referir que o XXII Challenger NERSANT contou com o apoio do Município de Rio Maior, que se disponibilizou para agilizar dormidas e refeições a todos os participantes do evento.

Leia também...

Academia de Tiro com Arco do Ateneu Artístico Cartaxense conquista três títulos nacionais

A Academia de Tiro com Arco do Ateneu Artístico Cartaxense conquistou três títulos nacionais no passado domingo, 21 de Março, relativos ao Campeonato Nacional…

Atleta do Vitória Clube de Santarém convocada para jogos da Seleção Nacional Sub-15 de Futsal

Maria Ferreira pode tornar-se a primeira atleta do Vitória Clube de Santarém a somar uma internacionalização por Portugal. Maria Ferreira, atleta do Vitória Clube…

U. Santarém recebe Proença-a-Nova na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal

1ª e 2ª eliminatórias sorteadas O sorteio da 1ª e 2ª eliminatórias da Taça de Portugal Placard realizou-se hoje, na Cidade do Futebol. Relativamente…

Rio Maior vai receber Jornadas Internacionais Técnicas e Científicas de Jogos Tradicionais

Rio Maior foi a cidade escolhida para receber as 1ªs Jornadas Internacionais Técnicas e Científicas de Jogos Tradicionais, um evento a ter lugar nos…