A Câmara Municipal da Chamusca apresenta hoje, 17 de Março, o novo Guia Turístico: Chamusca, o Coração do Ribatejo. A sessão de lançamento surge no âmbito da participação do Município da Chamusca na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas ao turismo, que decorre na FIL – Feira Internacional de Lisboa. Trata-se do segundo guia turístico lançado pelo Município, após uma primeira publicação editada em 2018.

“Deste modo, turistas, visitantes e população do concelho da Chamusca passarão a ter ao seu dispor um guia que incide sobre o património, a natureza e a cultura do Concelho da Chamusca, terra de encantos e tradições, que num só território, reúne Charneca, Campina e Lezíria”, refere uma nota da autarquia.

Ao longo das 60 páginas que compõem o novo Guia Turístico da Chamusca são revelados alguns dos maiores tesouros do concelho da Chamusca. Para além do património histórico e da típica gastronomia, de que são exemplo a couve a soco com bacalhau assado na brasa, regado com azeite e alho, a carne à pinéu, as trouxas de ovos ou o peixe doce, o novo guia dá-lhe a conhecer os percursos pedestres, o circuito da Charneca Ribatejana, o circuito da Borda d´Água ou o centro de Cycling do Arrepiado, onde pode desfrutar da natureza no seu estado mais puro.

Este guia apresenta também as tradições e os eventos que fazem parte da cultura chamusquense, como por exemplo o Jogo do Quartão que se realiza, anualmente, na Quarta-Feira de Cinzas e a maior festa do concelho da Chamusca a Semana da Ascensão, que decorre este ano entre 21 e 29 de Maio, que atinge o seu auge na quinta-feira de Ascensão, feriado municipal, dia em que como manda a tradição, a população do concelho vai ao campo apanhar a tão famosa espiga, que se deve guardar e substituir no ano seguinte.

São ainda destacadas sugestões de unidades de alojamento e restauração, num convite à descoberta do Concelho da Chamusca.

Com este guia não faltarão, certamente, opções de locais a explorar, de restaurantes onde saborear a típica gastronomia chamusquense, natureza para apreciar e inúmeros eventos onde participar.

Leia também...

Rio Maior aposta em baloiço turístico nas Salinas Naturais

A Câmara Municipal de Rio Maior instalou um novo baloiço turístico nas…

VÍDEO | Turismo aumenta na Albufeira de Castelo do Bode em busca do “pedaço português de céu”

O turismo aumentou este ano na Albufeira de Castelo de Bode, entre…

Parque de Caravanismo de Santarém já tem fundos comunitários aprovados

O futuro Parque de Caravanismo de Santarém já tem os fundos comunitários…

Percurso pedestre de 50 km liga Rio Maior a Fátima

O Caminho dos Candeeiros (Caminhos de Fátima), é o primeiro passo de…