Os calendários de eventos ‘Viva a festa’ (Ribatejo) e ‘Caiado de fresco’ (Alentejo) foram apresentados ontem na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) José Santos.

“Muitas vezes quando chegava à BTL perguntava: há aí uma brochura que sintetize a oferta de eventos do Alentejo e do Ribatejo? E a resposta sistemática era não. Pois bem hoje já há. O calendário de eventos Alentejo Caiado de fresco e do Ribatejo o Viva a festa”, afirmou José Santos na apresentação das duas brochuras que segundo o responsável “ajudarão os profissionais do sector a programarem o seu trabalho”, sendo esse o objectivo dos calendários de eventos, 97 no Alentejo e 23 no Ribatejo.

“O critério que foi colocado aos programadores foi os eventos terem data fechada. E há muitos que não estão neste calendário por não o terem”, admite.

Os dois calendários incluem um QR Code onde podem ser consultados os eventos a decorrer no Alentejo e no Ribatejo, salientando José Santos a “grande diversidade de eventos” existente, “em menor número no Ribatejo porque o território é mais pequeno”, nota, sendo informação relativa “aos 11 concelhos da Lezíria do Tejo que estão sobre a nossa administração”.

A ERTAR vai ainda, ao longo do ano, “pedir a uma agência de relações públicas que trabalhe com os Municípios a comunicação dos eventos” isto porque, considera José Santos, “muitas vezes temos bons eventos com bons conteúdos, mas não são bem promovidos”.

“As câmaras acabam por fazer a sua comunicação mais para dentro do que para fora e é uma pena, porque há eventos que podem escalar para níveis de comunicação que claramente ultrapassem as fronteiras da região”, frisou.

O objectivo é fazer uma “selecção de eventos” que na óptica da ERTAR possam ter “uma maior capacidade de penetração no mercado nacional”, ajudando os Municípios a fazerem essa promoção, bem como, através dos recursos internos da ERTAR, fazer o marketing digital desses eventos.

A ERTAR iniciou esta sexta-feira, 1 de Março, o lançamento da newsletter ‘Essencial Alentejo’ e ‘Essencial Ribatejo’, uma ferramenta com periodicidade mensal que segundo o presidente da Entidade Regional “fazia falta para comunicar, junto do trade, aquilo que cada um anda a fazer”.

‘Food Love Fest’ reúne chefs e restaurantes para promover turismo gastronómico

A promoção do turismo e da gastronomia nas regiões do Alentejo e Ribatejo é o grande objectivo do Festival Food Love Fest, que se realiza ao longo do mês de Março, envolvendo 17 restaurantes e mais de 50 chefs.

A iniciativa, apresentada quinta-feira em Lisboa, pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, irá decorrer em 12 localidades: Santarém, Sines, Évora, Montemor, Estremoz, Beja, Reguengos de Monsaraz, Alter do Chão, Porto Covo, Montemor-o-Novo, Monforte e Melides.

Segundo a organização, o Food Love Fest tem como objectivo não só destacar a gastronomia das regiões do Ribatejo e Alentejo, mas também promover o talento de uma nova geração de cozinheiros.

Assim, os chefs serão desafiados a criar pratos utilizando ingredientes e produtos locais, que serão acompanhados pelos vinhos das duas regiões.

Cada chef terá igualmente a oportunidade de convidar dois outros chefs para preparar um almoço ou um jantar.

O presidente do turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, salientou que o festival procura “promover a qualidade, a inovação e o talento gastronómico do Alentejo e Ribatejo”.

Ainda segundo José Santos, o festival é também importante para dar a conhecer uma nova geração de cozinheiros “que trabalham todos os dias para proporcionar experiências memoráveis a turistas de todo o mundo”

“Nós, enquanto entidade de turismo, temos uma obrigação para com esses chefs e queremos dar notoriedade aos seus trabalhos”, referiu.

Entre os chefs participantes estão Ana Moura, Filipe Ramalho, Miguel Laffan, David Jesus, Michelle Marques, Joaquim Koerper, Francesco Ogliari, Gonçalo Queiroz, entre outros.

Além de promover a gastronomia local, o festival pretende ainda incentivar o turismo gastronómico e criar, de acordo com José Santos, “um foco de atracção de visitantes que possam vir experimentar pratos fantásticos confeccionados por vários chefs de referência”.

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