A cerimónia oficial de abertura do ano lectivo 201-2020 no concelho da Chamusca decorreu no dia 11 de Setembro, com o Município da Chamusca e o Agrupamento de Escolas da Chamusca a darem as boas-vindas a toda a comunidade e apresentaram o tema geral que vai marcar este ano escolar: a igualdade de género.

Conforme salientou a Vereadora com o pelouro da Educação da Câmara Municipal da Chamusca, Cláudia Moreira, a igualdade de género é o quinto dos 17 objectivos da Agenda 2030 das Nações Unidas e, este ano, será o tema central a trabalhar nas várias áreas lectivas do Agrupamento, sob o lema “Em pé de igualdade”.

A vereadora e vice-presidente da autarquia adiantou ainda que vai ser feito um trabalho de acolhimento aos alunos que transitam de escola e de ciclo de ensino, nomeadamente, para os alunos que passam do 4.º ano para o 5.º ano e mudam para a escola-sede do Agrupamento. A “Recepção ao Novato” é uma campanha que está integrada no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE-LT).

Para os alunos que em idade pré-escolar, irá ser implementado o projecto Academia do Conhecimento, que foi alvo de uma candidatura à Fundação Calouste Gulbenkian.

Em curso está também o programa de formação para os Assistentes Operacionais do pré-escolar e 1.º ciclo, com o tema “Auxiliar 5 Estrelas”. Os profissionais receberam já formação em Acção de Suporte Básico de Vida, e participaram em dois módulos, um de Gestão de Comportamentos e Emoções e outro em Abordagem Neuropsicopedagógica e Educação Inclusiva. Decorreram também formações para docentes: uma na área de Lego e Robótica, destinada a docentes dos 2.º e 3.º ciclos de ensino; e uma formação em Mindfulness para educadores e professores do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.

A vereadora explicou que as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) vão trazer novidades para este ano lectivo: na área de Vila Utopia este ano vai ser lançada a primeira edição de “Pequenos Inventores”; em Pequenos Heróis vai ser introduzida uma abordagem de “Educação para a Felicidade”; e mantém-se a Educ’Arte como a área de exploração das expressões artísticas.

Elencando os principais projectos desenvolvidos pelo Município em parceria com a comunidade educativa, a vereadora Cláudia Moreira frisou que “no passado ano, penso que nos superámos todos e, sobretudo, surpreendemo-nos!”.

O ano de 2018-2019 foi também o primeiro ano de funcionamento em pleno do Observatório da Educação, o OBe2140; foi inaugurado o novo Centro Escolar, considerado um dos melhores centros educativos do País; e foi ainda o ano em que arrancou o Projecto de Combate ao Insucesso Escolar, o PIICIE-LT.

Mas a aposta na educação é uma prioridade que vem de há vários anos, e a Vereadora Cláudia Moreira elencou outros projectos dinamizados pelo Município em anos lectivos transactos. Foi o caso da requalificação do parque escolar de 1º ciclo e de ensino pré-escolar em todo o concelho, no ano lectivo de 2015-2016; a criação do Gabinete de Educação em 2016-2017, no mesmo ano em que se deu início à atribuição, pelo Município, de manuais escolares para os alunos do ensino básico e secundário e de bolsas de estudo aos estudantes de ensino superior; ou ainda da criação do modelo inovador das AEC em 2017-2018 e, nesse mesmo ano, da abertura dos ambientes inovadores de aprendizagem, as salas LAIC – Laboratório de Aprendizagens Inovadoras e Criativas. Na continuidade do trabalho efectuado de ano lectivo 2017-2018, realizou-se em Junho de 2018 o 1.º Encontro de Educação, sob o mote «Metamorfose», que serviu ainda de ideia-base a todo o projecto educativo mais alargado proposto pelo Município à comunidade.

“A educação contribui para o aperfeiçoamento da sociedade”, afirmou a Vereadora e Vice-presidente da Câmara na sua intervenção, evidenciando que “podemos projectar na educação os nossos sonhos para um mundo melhor”.  “O Município da Chamusca conhece os desafios diários e reconhece a educação como um pilar estratégico fundamental no desenvolvimento das suas pessoas e do território”, frisou ainda a autarca.

Relação de cooperação entre Município e Agrupamento de Escolas

Na saudação de boas-vindas à comunidade educativa, o Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, enalteceu a relação de complementaridade e de cooperação entre o Município e o Agrupamento de Escolas da Chamusca, salientando que “o trabalho desenvolvido no concelho da Chamusca é exemplo para vários outros concelhos”. “O envolvimento e a capacitação das nossas crianças e jovens, o potenciar da sua relação com a comunidade é um trabalho de todos”, afirmou Paulo Queimado.

O Presidente lembrou ainda que, neste ano lectivo, tem início o processo de transferência de competências da Administração Central para os municípios, uma mudança que implicará, até 2020, a transferência para o poder local de todo o pessoal operacional e auxiliar, assim como da gestão pelo município de todos os equipamentos escolares.

Além disso, Município da Chamusca garantiu a comparticipação, por parte do Estado Central, das verbas para a realização de obras na escola-sede, conforme protocolo já assinado com o Ministério da Educação. O Presidente anunciou à comunidade educativa que já se iniciaram os trabalhos de levantamento das necessidades de intervenção na escola-sede e que o protejo está a avançar. “Tudo faremos para proporcionar à nossa comunidade escolar todas as condições e os ambientes educativos inovadores”, afirmou Paulo Queimado.

O Director do Agrupamento de Escolas da Chamusca, professor Fernando Miranda, adiantou que o ano lectivo se inicia com algumas novidades, nomeadamente, dois novos projectos de flexibilidade curricular.

O Director do Agrupamento frisou que a Chamusca apresentou no ano lectivo transacto “resultados escolares muito satisfatórios, com várias situações de melhoria” e que isso se deve às medidas de promoção do sucesso escolar, ao bom ambiente educativo, à boa relação professor-aluno e ao trabalho das equipas multidisciplinares: a EMIC – Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária e EMAEI – Equipa Multidisciplinar da Apoio à Educação Inclusiva. “Temos actualmente ao nosso dispor equipamentos que muitos agrupamentos gostariam de ter”, salientou o professor Fernando Miranda, destacando o novo Centro Escolar da Chamusca e apelando a que os profissionais façam agora um bom uso e explorem os novos equipamentos para os colocar ao serviço da missão de educar.

Programa de estímulo à leitura

A sessão de abertura do ano lectivo terminou com a apresentação de Maurício Leite, consultor do Município da Chamusca para a promoção da leitura, e galardoado com o Prémio UNESCO de Leitura em 2014. Maurício Leite está a trabalhar a partir da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva para avaliar e reorganizar o acervo bibliográfico destinado ao público infanto-juvenil, assim como está a ministrar formação de docentes e de educadores nas áreas da promoção da leitura, mais um serviço disponibilizado pelo Município da Chamusca à comunidade educativa do concelho. O foco, segundo Maurício Leite, é na promoção da leitura em ambiente do ensino pré-escolar porque “é no Jardim que se plantam as sementes de futuros leitores”, afirmou.

Leia também...

Politécnico de Santarém e autarquia promovem encontros para criar sinergias e potenciar o crescimento da região

O recém-eleito presidente do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), João Moutão, o…

Santarém tem 11 “Escolas Electrão” que recebem equipamentos eléctricos usados

Onze escolas do distrito de Santarém vão receber equipamentos eléctricos usados no…

Câmara de Santarém assina contrato para requalificação da Escola do Vale de Santarém

A Câmara Municipal de Santarém assinou, no dia 1 de Abril, o…

Almeirim assegura refeições escolares no Verão

De acordo com o que já vem sendo habitual, o Município de…