Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O Município da Chamusca integrou recentemente na Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS), uma associação de municípios que se assume como um fórum de partilha e de discussão de questões com impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas.

Em comunicado, a autarquia destaca que esta rede tem como missões apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto “Cidades Saudáveis” da Organização Mundial de Saúde, nos territórios municipais. O projecto “Cidades Saudáveis” trata-se de um projeto internacional baseado no pressuposto que as condições de vida e ambientais têm impacto na saúde das pessoas.

“Ao integrar esta rede, o Município da Chamusca compromete-se a promover a saúde dos cidadãos e a sua qualidade de vida”, destaca uma nota do Município.

Segundo vice-presidente da autarquia, Cláudia Moreira, a integração do Município da Chamusca nesta rede é uma mais valia uma vez que a RPMS “tem vindo a desenvolver um trabalho muito importante de articulação com o poder local, com uma visão partilhada e inovadora para desenvolvimento e melhoria nos ganhos de saúde e qualidade de vida dos cidadãos”.

A RPMS define um Município Saudável como “um Município capaz de criar e desenvolver, continuamente, os seus ambientes físico e social e expandir os recursos comunitários de forma que permita um mútuo e contínuo suporte entre diferentes grupos da população. Um Município Saudável oferece condições e oportunidades para a promoção de estilos de vida saudáveis e defende o acesso à saúde como um direito de todos os cidadãos e cidadãs.”

Uma das principais vantagens ao integrar esta rede é o contributo na elaboração do Atlas da Saúde, um projeto cujo objectivo é realizar uma caracterização do estado de saúde e dos seus determinantes nos municípios da RPMS bem como a construção e aplicação de um índice multidimensional de saúde (avaliar a saúde da população dos municípios da RPMS em múltiplas dimensões).

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis foi constituída formalmente em 10 de Outubro de 1997 e conta actualmente com um total de 61 Municípios.

Leia também...

Águas de Santarém investe cerca de 100 mil euros na melhoria da rede de abastecimento

A empresa municipal Águas de Santarém vai investir cerca de 100 mil euros, em duas empreitadas já adjudicadas, para beneficiação de equipamentos, para melhoria…

Movimento pelo Tejo alerta para ressurgimento de focos de poluição no rio

O Movimento pelo Tejo alertou esta terça-feira, 2 de Junho, para o regresso das “águas negras poluídas” ao rio Tejo, tendo instado o Ministério…

Movimento ambientalista pede medidas urgentes para combater poluição no Tejo

O movimento proTEJO pediu à Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste (ARHTO) a “identificação das origens da poluição verificada no rio”, em…

Salvaterra de Magos investe mais de 150 mil euros em viatura de recolha de resíduos

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos investiu mais de 150 mil euros numa nova viatura para a recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU)…