A Câmara Municipal da Chamusca decidiu reabrir cemitério municipal nos dias 1, 2 e 3 de Maio, com restrições, limitando o acesso a um máximo de 50 pessoas em simultâneo, duas em cada campa, e pelo tempo “estritamente necessário”.

Em comunicado, o Município refere que fica estabelecido que só podem permanecer duas pessoas junto de cada campa, estabelecendo o máximo de 50 pessoas em simultâneo na totalidade do espaço do cemitério; O fornecimento dos equipamentos partilhados necessários a trabalhos de limpeza e manutenção, não estarão disponíveis por serem materiais de uso comum e potenciais fontes de transmissão do vírus, sendo permitido a utilização de materiais dos próprios; Os sanitários mantém-se encerrados e o tempo de permanência junto às campas deve resumir-se ao tempo estritamente necessário.

Já em relação à realização de cerimónias fúnebres, podem estar presentes os familiares directos, acrescendo ao número anterior o limite máximo de mais 20 pessoas. É ainda obrigatório que todas as pessoas observem as medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória em todas as circunstâncias, assim como a adopção de medidas ainda mais restritas para protecção dos grupos mais vulneráveis.

A decisão da Câmara Municipal da Chamusca tem por base a deliberação tomada pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém.

Leia também...

Governo vai sortear 27 casas de arrendamento acessível em dez concelhos

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai atribuir, por sorteio, 27 casas para habitação permanente, em várias regiões do país, no…

Universidade da Terceira Idade de Azambuja encerra o ano lectivo em festa

Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja vai assinalar o encerramento do ano lectivo 2021/2022 em festa. A iniciativa terá lugar no dia…

MAI defende “acordo político de médio e longo prazo” sobre reforma da floresta

O ministro da Administração Interna defendeu “um acordo político de médio e longo prazo” entre os principais partidos políticos sobre a reforma da floresta…

Projecto de biotecnologia vegetal vence AgriEmpreende

Um projecto na área da biotecnologia vegetal, que permite produzir plantas “de elevado valor acrescentado”, venceu a segunda edição do concurso de ideias de…