A Câmara Municipal da Chamusca decidiu reabrir cemitério municipal nos dias 1, 2 e 3 de Maio, com restrições, limitando o acesso a um máximo de 50 pessoas em simultâneo, duas em cada campa, e pelo tempo “estritamente necessário”.

Em comunicado, o Município refere que fica estabelecido que só podem permanecer duas pessoas junto de cada campa, estabelecendo o máximo de 50 pessoas em simultâneo na totalidade do espaço do cemitério; O fornecimento dos equipamentos partilhados necessários a trabalhos de limpeza e manutenção, não estarão disponíveis por serem materiais de uso comum e potenciais fontes de transmissão do vírus, sendo permitido a utilização de materiais dos próprios; Os sanitários mantém-se encerrados e o tempo de permanência junto às campas deve resumir-se ao tempo estritamente necessário.

Já em relação à realização de cerimónias fúnebres, podem estar presentes os familiares directos, acrescendo ao número anterior o limite máximo de mais 20 pessoas. É ainda obrigatório que todas as pessoas observem as medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória em todas as circunstâncias, assim como a adopção de medidas ainda mais restritas para protecção dos grupos mais vulneráveis.

A decisão da Câmara Municipal da Chamusca tem por base a deliberação tomada pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém.

Leia também...

Covid-19: Portugal regista mais 731 casos e 11 mortes nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais 731 casos confirmados de infecção com o coronavírus…

Município de Torres Novas inaugura primeiro corredor ecológico do Almonda

A Câmara de Torres Novas inaugurou na passada semana, no Dia Mundial…

Importância da peregrinação no contexto de Fátima é tema de curso de verão do Santuário

O estudo do fenómeno da peregrinação e da sua importância no contexto…

Praia fluvial de Constância recebe programação de verão

A praia fluvial de Constância, inaugurada no passado dia 10, recebe, até…