A Câmara Municipal da Chamusca decidiu reabrir cemitério municipal nos dias 1, 2 e 3 de Maio, com restrições, limitando o acesso a um máximo de 50 pessoas em simultâneo, duas em cada campa, e pelo tempo “estritamente necessário”.

Em comunicado, o Município refere que fica estabelecido que só podem permanecer duas pessoas junto de cada campa, estabelecendo o máximo de 50 pessoas em simultâneo na totalidade do espaço do cemitério; O fornecimento dos equipamentos partilhados necessários a trabalhos de limpeza e manutenção, não estarão disponíveis por serem materiais de uso comum e potenciais fontes de transmissão do vírus, sendo permitido a utilização de materiais dos próprios; Os sanitários mantém-se encerrados e o tempo de permanência junto às campas deve resumir-se ao tempo estritamente necessário.

Já em relação à realização de cerimónias fúnebres, podem estar presentes os familiares directos, acrescendo ao número anterior o limite máximo de mais 20 pessoas. É ainda obrigatório que todas as pessoas observem as medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória em todas as circunstâncias, assim como a adopção de medidas ainda mais restritas para protecção dos grupos mais vulneráveis.

A decisão da Câmara Municipal da Chamusca tem por base a deliberação tomada pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém.

Leia também...

Ambientalistas denunciam descargas no rio Maior associadas à campanha do tomate

Movimentos ecologistas denunciaram hoje “novas ocorrências de poluição do rio Maior coincidentes com o início da campanha do tomate”, pedindo a intervenção da Agência…

Prisão preventiva para homem por roubo, furtos e tráfico de droga

Em Fátima, Alcanena e Leiria.

Homem detido por tráfico de estupefacientes em Torres Novas

Um homem de 70 anos foi detido por tráfico de estupefacientes no concelho de Torres Novas, no passado dia no dia 24 de agosto. No…

Moradores de Alcanhões reivindicam contratação de médico de família

A Comissão de utentes dos serviços públicos de Santarém, em conjunto com um grupo de habitantes de Alcanhões, convocou uma concentração para o próximo…