Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

A ciclista olímpica Maria Martins tornou-se hoje na primeira portuguesa a correr no pelotão WorldTour feminino, após juntar-se à equipa belga Fenix-Deceuninck, deixando para trás três anos na britânica Le Col-Wahoo.

Numa nota hoje divulgada na rede social Twitter, a Fenix-Deceuninck, antiga Plantur-Pura, dá conta de três contratações, com Martins, de 23 anos, ao lado da suíça Petra Stiasny e da austríaca Carina Schrempf.

Citada pela equipa, a olímpica portuguesa diz identificar-se “muito com a mentalidade e a estrutura desta formação”, na qual correrá ao lado, entre outras, da ‘estrela’ neerlandesa do ciclocrosse Ceylin Alvarado.

“Sinto-me grata por fazer parte desta entidade que apoia os meus objetivos no ciclismo de estrada, mas também na pista. Sinto-me preparada e ansiosa para começar este próximo capítulo”, reconheceu.

Aos 23 anos, ‘Tata’ Martins é uma das figuras do ciclismo português, tendo estreado o país na pista em Jogos Olímpicos, com um sétimo lugar no omnium.

Como ‘pistard’, soma dois bronzes em Mundiais de elite, mais dois terceiros lugares em Europeus e um título europeu sub-23, entre numerosos pódios nos escalões jovens.

Na estrada, foi campeã nacional de fundo em 2021, ano em que se estreou no Paris-Roubaix com um 19.º lugar e foi terceira na Ronde de Mouscron, e viveu em 2022 um ano com vários destaques, do sexto lugar no fundo dos Europeus de elite a um quinto lugar na clássica Brugges-De Panne.

A mudança de equipa permite-lhe ser também a primeira mulher numa formação do escalão WorldTour feminino, o mais alto a nível mundial, pela mão de uma equipa belga que ‘subiu’ a este patamar para 2023.

Nas fileiras de uma estrutura orientada para a estrada, mas também o ciclocrosse e a pista, estão, além de Alvarado, nomes como a ‘promessa’ da Bélgica Julie de Wilde, a antiga tricampeã do mundo de ciclocrosse Sanne Cant e a alemã Laura Süssemilch, campeã do mundo de perseguição por equipas em 2021.

Leia também...

Politécnico de Santarém sobe ao pódio no Campeonato Nacional Universitário de Triatlo

Joana Miranda, atleta da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Santarém, conquistou a medalha de prata no Campeonato Nacional Universitário (FADU), que decorreu…

Golos madrugadores ditam sorte do jogo

Campeonato Nacional da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Santarém U. Santarém, 5 – Alcanenense, 0 Um golo de Pedro Augusto, logo aos…

Bernardo Sá Nogueira alcança pódio no campeonato nacional

Campeonato de Portugal de Velocidade de Legends.

Maria Martins convocada para o campeonato da Europa de ciclismo de estrada

Participa numa prova de 80,8 quilómetros, a disputar na tarde de 10 de Setembro.