No passado dia 28 de outubro procedeu-se à cerimónia de assinatura do terceiro Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira “RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos 2024”. A cerimónia decorreu no Ministério do Ambiente e Energia, com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

Através deste Protocolo, entre a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e o Fundo Ambiental, é disponibilizado um montante de cerca de 600 mil euros para apoiar projetos na área dos biorresíduos, tendo como beneficiários os municípios e entidades gestoras de biorresíduos da região da Lezíria do Tejo.

A CIMLT tem vindo, desde 2022, a celebrar Protocolos com o Fundo Ambiental, para apoiar políticas ambientais, concretamente em projetos na área dos resíduos e da economia circular.

O primeiro Protocolo foi assinado em 24 de agosto de 2022 e teve uma dotação de cerca de 630 mil euros, para apoiar a implementação de sistemas de recolha seletiva de biorresíduos. Este valor permitiu investir em projetos de compostagem doméstica e comunitária, ações de sensibilização da população para a valorização dos biorresíduos e também na aquisição de viaturas elétricas de recolha de resíduos.

Com o segundo Protocolo, assinado em 16 de novembro de 2023, pretendeu dar-se continuidade aos projetos em execução, com um montante global de cerca de 282 mil euros aos quais se junta agora esta nova verba decorrente do terceiro Protocolo.

Leia também...

ACRO AAS volta a brilhar nos palcos televisivos

Depois de em 2022 ter vencido o ‘Got Talent’ da RTP, a ginástica acrobática da Associação Académica de Santarém voltou a fazer boa figura…

1ª Companhia de Comandos criada em Moçambique comemora 50 anos

Iniciativa realizada em Almeirim.

Alcanena vai criar Lar Residencial para Pessoas com Deficiência

Foi assinado, no dia 27 de Julho de 2023, entre o Município de Alcanena e o CRIT – Centro de Reabilitação e Integração Torrejano,…

Governo quer “foco na execução” do plano de investimentos para a ferrovia

O secretário de Estado das Infraestruturas defendeu hoje como necessário o “foco na execução” do plano de investimentos assumido por Portugal, que “privilegia o…