No passado dia 28 de outubro procedeu-se à cerimónia de assinatura do terceiro Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira “RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos 2024”. A cerimónia decorreu no Ministério do Ambiente e Energia, com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

Através deste Protocolo, entre a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e o Fundo Ambiental, é disponibilizado um montante de cerca de 600 mil euros para apoiar projetos na área dos biorresíduos, tendo como beneficiários os municípios e entidades gestoras de biorresíduos da região da Lezíria do Tejo.

A CIMLT tem vindo, desde 2022, a celebrar Protocolos com o Fundo Ambiental, para apoiar políticas ambientais, concretamente em projetos na área dos resíduos e da economia circular.

O primeiro Protocolo foi assinado em 24 de agosto de 2022 e teve uma dotação de cerca de 630 mil euros, para apoiar a implementação de sistemas de recolha seletiva de biorresíduos. Este valor permitiu investir em projetos de compostagem doméstica e comunitária, ações de sensibilização da população para a valorização dos biorresíduos e também na aquisição de viaturas elétricas de recolha de resíduos.

Com o segundo Protocolo, assinado em 16 de novembro de 2023, pretendeu dar-se continuidade aos projetos em execução, com um montante global de cerca de 282 mil euros aos quais se junta agora esta nova verba decorrente do terceiro Protocolo.

Leia também...
Foto ilustrativa

Ciberataque de “grande gravidade” condiciona serviços da Câmara de Alcanena

O presidente da Câmara de Alcanena disse hoje que o ataque ao…

Praça da República em Vila Nova da Barquinha requalificada e sem trânsito

O município de Vila Nova da Barquinha está a requalificar a Praça…

IPMA eleva para 14 os distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de sete…

Nova norma da DGS acaba com isolamento para contactos com caso positivo no trabalho

O primeiro-ministro, António Costa, realçou hoje que a nova norma da Direcção-Geral…