No passado dia 28 de outubro procedeu-se à cerimónia de assinatura do terceiro Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira “RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos 2024”. A cerimónia decorreu no Ministério do Ambiente e Energia, com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

Através deste Protocolo, entre a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e o Fundo Ambiental, é disponibilizado um montante de cerca de 600 mil euros para apoiar projetos na área dos biorresíduos, tendo como beneficiários os municípios e entidades gestoras de biorresíduos da região da Lezíria do Tejo.

A CIMLT tem vindo, desde 2022, a celebrar Protocolos com o Fundo Ambiental, para apoiar políticas ambientais, concretamente em projetos na área dos resíduos e da economia circular.

O primeiro Protocolo foi assinado em 24 de agosto de 2022 e teve uma dotação de cerca de 630 mil euros, para apoiar a implementação de sistemas de recolha seletiva de biorresíduos. Este valor permitiu investir em projetos de compostagem doméstica e comunitária, ações de sensibilização da população para a valorização dos biorresíduos e também na aquisição de viaturas elétricas de recolha de resíduos.

Com o segundo Protocolo, assinado em 16 de novembro de 2023, pretendeu dar-se continuidade aos projetos em execução, com um montante global de cerca de 282 mil euros aos quais se junta agora esta nova verba decorrente do terceiro Protocolo.

Leia também...

Cerca de 16 mil pessoas ainda sem eletricidade em Lisboa, Santarém e Setúbal

Cerca de 16 mil clientes de energia elétrica estavam sem abastecimento, às 08h30, nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, informou a E-REDES. Esta…

Santarém assinala Dia Mundial da Saúde Mental no W shopping

A sessão de abertura do Dia Mundial da Saúde Mental teve lugar esta terça-feira, 10 de outubro, pelas 10h30 no Piso 2 do W…

“Seria prazer meu que todo este património permanecesse na cidade de Santarém, a minha cidade”

O Professor Cândido Azevedo regressou em finais de 2018 de Macau, onde permaneceu mais de 30 anos, acrescidos de mais dez da sua infância,…

Águas de Santarém é a primeira empresa portuguesa a obter certificação no Sistema de Gestão do Bem-estar e Felicidade Organizacional

A empresa A.S. – Empresa das Águas de Santarém – EM, S.A., entidade gestora da água e saneamento no Concelho de Santarém, acaba de…