CIMLT é a região com a maior taxa de execução de fundos do país

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo continua a apresentar a maior taxa de execução do País para o Programa Portugal 2020, segundo dados reportados pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, relativos ao terceiro trimestre de 2019.

Em comunicado, a CIMLT refere que a taxa de execução, na referida data, na Lezíria do Tejo era de 34%, o que se traduz numa quantia de 20.416.000 euros (valor da despesa validada).

Um taxa de execução, que segundo a CIMLT “continua a reflectir o compromisso assumido pela CIMLT no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Lezíria do Tejo, em termos de investimentos, metas e resultados a alcançar para a região até 2020”.

Para atingir esta taxa de execução, a região da Lezíria do Tejo investiu em áreas como a desmaterialização de processos e a implementação de serviços online nos 11 Municípios associados da CIMLT, a requalificação de infraestruturas de ensino básico e secundário da região e os investimentos levados a cabo na melhoria da eficiência energética nas infraestruturas públicas.

A região já tem implementadas luminárias LED em 60% do território, num investimento que resulta numa poupança global anual na ordem dos 2,2 milhões de euros em energia eléctrica da iluminação pública dos municípios da Lezíria do Tejo e uma poupança de 18 GWh, evitando a emissão de 8.460 ton CO2eq para o ambiente.

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na Lezíria do Tejo (PiiCiE LT) tem também sido um dos investimentos de maior relevância da região, tendo o projecto permitido desenvolver acções concertadas e integradas de combate ao insucesso escolar e prevenção do abandono escolar no ensino básico e secundário dos Municípios da Lezíria do Tejo, num total de 19 agrupamentos escolares.

De lembrar que no âmbito do Portugal 2020 foi estabelecido o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Lezíria do Tejo, para a concretização dos investimentos territoriais integrados, contribuindo para a prossecução dos objectivos e prioridades de investimento identificados no Acordo de Parceria estabelecido no âmbito dos FEEI (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento), tendo um papel fundamental na recuperação económica e estrutural do País e da Região.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS

Deixar uma resposta