SONY DSC

Participar activamente na educação ambiental para sustentabilidade é o desafio que se coloca às Eco-Escolas, projecto que funciona em Santarém e que este ano lectivo registou a adesão de cinco escolas.

O Município de Santarém renovou o apoio às escolas aderentes, conforme decisão tomada pelo executivo na sessão camarária da passada segunda-feira.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for EnvironmentalEducation”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objectivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e características do meio envolvente.

Este ano estão inscritas: EB 2,3 de Alcanede, EB 2,3 D. Manuel I – Pernes, Centro Escolar de Alcanede, EB 2,3 Alexandre Herculano e Escola Secundária Ginestal Machado.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas actividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza actividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras.

Leia também...

Câmara de Santarém entregou mais 300 cartões de acesso à Internet

A Câmara de Santarém distribuiu, esta semana, mais 300 cartões de acesso à Internet pelos quatro Agrupamentos de Escolas do concelho, para que mais…

Promover o sucesso escolar com ensino do futuro

Em Portugal, na última década, a taxa de abandono escolar precoce reduziu significativamente mas este o valor está ainda muito acima da média dos…

Politécnico de Santarém gera 45 milhões de euros na região

Instituto Politécnico de Santarém (IP Santarém) gera, actualmente, 44,9 milhões de euros anuais para a região onde se localiza e tem um impacto de…

Agrupamento 52 dos Escuteiros comemora 75 anos

O Agrupamento 52 dos Escuteiros assinalou o 75º aniversário com a inauguração da Sede nas instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém,…