Participar activamente na educação ambiental para sustentabilidade é o desafio que se coloca às Eco-Escolas, projecto que funciona em Santarém e que este ano lectivo registou a adesão de cinco escolas.
O Município de Santarém renovou o apoio às escolas aderentes, conforme decisão tomada pelo executivo na sessão camarária da passada segunda-feira.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for EnvironmentalEducation”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objectivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e características do meio envolvente.
Este ano estão inscritas: EB 2,3 de Alcanede, EB 2,3 D. Manuel I – Pernes, Centro Escolar de Alcanede, EB 2,3 Alexandre Herculano e Escola Secundária Ginestal Machado.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas actividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza actividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras.