Participar activamente na educação ambiental para sustentabilidade é o desafio que se coloca às Eco-Escolas, projecto que funciona em Santarém e que este ano lectivo registou a adesão de cinco escolas.

O Município de Santarém renovou o apoio às escolas aderentes, conforme decisão tomada pelo executivo na sessão camarária da passada segunda-feira.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for EnvironmentalEducation”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola.

PUBLICIDADE

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objectivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e características do meio envolvente.

Este ano estão inscritas: EB 2,3 de Alcanede, EB 2,3 D. Manuel I – Pernes, Centro Escolar de Alcanede, EB 2,3 Alexandre Herculano e Escola Secundária Ginestal Machado.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas actividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza actividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras.

PUBLICIDADE
Leia também...

Webinar “Comunicar com Crianças e Jovens” reúne pais e educadores

O Torres Novas Toastmasters Club, a Confap – Confederação Nacional das Associações…

Testes diagnóstico a 30 mil alunos do ensino básico começam hoje

Cerca de 30 mil alunos de mais de 1400 escolas de todo…

Câmara de Santarém modifica regulamento de Acção Social Escolar

A Câmara Municipal de Santarém vai iniciar o procedimento de alteração do…

132 Escolas do distrito de Santarém distinguidas pela ‘Escola Amiga da Criança’

O distrito de Santarém tem 132 escolas distinguidas como ‘Escola Amiga da…