O Cine-Teatro Paraíso reabriu ao público, no passado dia 12 de Dezembro, com um concerto de Carolina Deslandes e, no dia 20 de Dezembro, o cinema comercial regressa a Tomar naquela que foi durante décadas uma sala icónica para os amantes da sétima arte.

As intervenções no espaço e a programação para os próximos tempos foram apresentados, na manhã de 11 de Dezembro, pela presidente da Câmara, Anabela Freitas, pela vereadora da Cultura, Filipa Fernandes, e também pela directora de programação da empresa First Pick, que vai gerir as sessões de cinema, Rita Rio de Sousa. A principal mensagem que o Município pretende passar é que a cultura em Tomar é segura.

Segundo Anabela Freitas, neste momento em que “a pandemia tende a afastar as pessoas, é na cultura que reside a capacidade de nos voltar a congregar, e a cultura vista aqui de forma muito plural”.

PUBLICIDADE

O Cine-Teatro Paraíso vai estar dedicado ao cinema comercial aos domingos (três sessões) e às segundas-feiras, mas disponível para as restantes artes de palco no resto da semana. Houve também intervenções da área das artes plásticas na remodelação do espaço e o próprio foyer tem condições para vir a acolher conversas, histórias ou lançamentos de livros, entre outros.

As intervenções no edifício e equipamentos, que na sua maioria foram feitas por administração directa do Município, incluíram, entre outras, a criação de acessibilidades para espectadores com mobilidade condicionada, remodelação do bar, foyer, casas de banho e camarins, substituição da iluminação por LED, aquisição de nova cortina corta-fogo e substituição da tela e sistema de projecção (a cargo da empresa First Pick).

O espaço passou a contar também com um novo logótipo, da autoria de Duarte Carolino, e intervenções artísticas em vários espaços da autoria de João Bruno Videira (mesas e candeeiros do foyer), Dawn Mendonça e Bill Rivers – colectivo The Idiot Society (pintura mural do foyer) e Joana Maçarico (ilustrações do bar).

Além disso, foi criada uma exposição com espólio do Cine-Teatro, com destaque para a máquina de projecção do século XX que trabalhou pela última vez em 2004, no Cine-Esplanada, coordenada por Andreia Pardal e Patrícia Romão.

Quanto às medidas de segurança no âmbito da Covid-19, a sala terá todas as condições, com a redução da lotação para apenas 201 dos 410 lugares, ocupação dos lugares sentados previamente identificada e efectuada com o mínimo de dois lugares livres entre espectadores que não sejam coabitantes. Foram criados circuitos para a circulação de espectadores, com a colaboração da Delegação de Saúde do Médio Tejo.

A desinfecção dos lugares sentados é feita no final de cada sessão com recurso a lâmpadas ultravioleta que garantem 99,9% de eficácia na eliminação dos vírus), além da existência de produtos e equipamentos de desinfecção e protecção como tapetes, dispensadores de pedal com solução desinfectante e acrílicos para zona de atendimento.

A programação promete ser de qualidade e do agrado dos diversos tipos de público. Começou com o espectáculo “Christmas Carol” por Carolina Deslandes e no dia 19, há teatro de marionetas com “Arabesco” pelo Red Cloud (21h00) e dia 20 começa o cinema comercial, com sessões às 11h00, 16h30 e 19h30, as da tarde com o filme “Listen”, premiado em Veneza, e cuja realizadora, Ana Rocha, estará presente na última sessão.

Em Janeiro, além de muitos e bons filmes, haverá António Zambujo em Concerto de Ano Novo, Clã e teatro de revista com Marina Mota.

Em Fevereiro, teatro com a Comuna, concerto de Luísa Sobral e o “Casal da Treta”. E Jorge Palma já está garantido em Maio.

Também o Cineclube de Tomar vai manter as suas sessões regulares, todas as terças-feiras às 19h00, agora com melhores condições de projecção.

PUBLICIDADE
Leia também...

VÍDEO | Celestino Graça nasceu há 107 anos!

Cumprem-se neste sábado, dia 9 de Janeiro, cento e sete anos sobre…

Conservatório de Música de Santarém cria programa de formação em dança

O Conservatório de Música de Santarém iniciou este ano lectivo um programa…

Visitas ao Castelo de Almourol suspensas devido ao elevado caudal do Rio Tejo

A Câmara Municipal da Barquinha decidiu suspender, a partir de hoje e…

FOTOS | Marquês de Sá da Bandeira homenageado no 145º aniversário da sua morte

Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, também conhecido como Marquês de Sá…