O cinema está de volta ao Centro Cultural do Cartaxo já na próxima sexta-feira, dia 17 de Julho. O filme sobre a vida de António Ribeiro, barbeiro, mais conhecido por António Variações, cantor, marca este regresso das sextas-feiras de cinema ao Cartaxo, sempre às 21h30.

Até ao final do mês poderá ainda ver o romance francês ‘Retrato da rapariga em chamas’, vencedor do prémio de Melhor Argumento no Festival de Cannes, e o documentário português ‘Tony’, que acompanha outro conhecido cantor português, Tony Carreira.

Neste período de adaptação para todos, há novas regras a cumprir, que passam pela desinfecção das mãos antes de entrar no edifício, pelo uso de máscara no interior e por respeitar sempre a distância de segurança e a etiqueta respiratória.

PROGRAMA DE JULHO

17 de Julho
Variações
Realização – João Maia
Biografia | 109 min. | 2019 | M/12
O retrato da vida de António Ribeiro, barbeiro e figura da movida lisboeta no final dos anos 70, perseguindo o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música. O filme foca o processo de transformação na persona de António Variações, artista excêntrico e popular cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte em 1984. O filme é uma homenagem a todos os que ainda hoje perseguem os seus sonhos aspirando transformar as suas vidas e tornou-se rapidamente o filme português mais visto de 2019.

24 de Julho
Retrato da rapariga em chamas
Realização – Céline Sciamma
Drama, romance | 121 min. | 2019 | M/12
1770. Marianne é pintora e tem de pintar o retrato de casamento de Héloïse, uma jovem que acaba de sair do convento. Héloïse resiste ao seu destino de esposa, recusando posar. Marianne tem de a pintar em segredo. Apresentada como dama de companhia, observa-a todos os dias.
Festival de Cannes – Melhor Argumento
Grande Prémio no Festival de Chicago e no Festival de Denver, nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, César de Melhor Fotografia.

31 de Julho
Tony
Realização – Jorge Pelicano
Documentário | 120 min. | 2019 | M/12
Jorge Pelicano, realizador com extensa experiência televisiva, aponta a câmara para António Antunes, o filho de Armadouro, Pampilhosa da Serra que emigrou para França e se tornou um dos músicos portugueses mais bem-sucedidos, sob o nome Tony Carreira. O documentário apanha Tony, aos 55 anos, num momento de dúvida, a contemplar se há de pôr uma pausa na sua vida artística. Em quatro semanas após a estreia, tornou-se o documentário português mais visto de sempre em Portugal.

O custo dos bilhetes é de três euros e para mais informações deve contactar o Centro Cultural do Cartaxo através do email: ccultural@cm-cartaxo.pt ou do telefone: 243 701 600

Leia também...

“Festa do Vinho e das Adegas” em Aveiras de Cima com HMB e Quim Barreiros

É já nos dias 12, 13 e 14 de abril que que se realiza mais uma ÁVINHO-Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras…

Exposição celebra “a força gravitacional” da centenária Capelinha das Aparições

Uma exposição no Santuário de Fátima assinala os 100 anos da Capelinha das Aparições, uma construção singela, à imagem de muitas outras ermidas, que…

Carnaval de Samora Correia promete maior folia do Ribatejo

O Carnaval de Samora Correia espera atrair 50 mil visitantes, assumindo-se como “o maior do Ribatejo”, sendo várias as iniciativas agendadas para esta época…

Círculo Cultural Scalabitano assinala 64 anos de vida

  O Círculo Cultural Scalabitano assinalou ontem, quinta-feira, dia 22 de Novembro, os seus 64 anos de vida com uma conferência da presidente da…