Foto de arquivo
Foto de arquivo

A circulação em duas vias entre o nó da Atalaia e o nó de Roda em ambos os sentidos da Autoestrada 23 vai ser reposta hoje, após três meses de obras, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP informou que está reposta a circulação automóvel entre aqueles dois nós, entre os municípios de Vila Nova da Barquinha e de Constância, no distrito de Santarém, com a conclusão da empreitada de estabilização e reparação da plataforma rodoviária da A23, na zona de Atalaia.

Tinha sido identificada, em Outubro, ao quilómetro 21,150 a existência de uma depressão no pavimento, no local de passagem de um gasoduto.

“A intervenção envolveu um investimento de cerca de 850 mil euros e consistiu na construção de um viaduto em betão armado e pré-esforçado, apoiado em fundações profundas encastradas no substrato competente, cerca de cinco metros abaixo da cota da base do gasoduto”, refere a IP, dando ainda conta que “a estrutura do tabuleiro é constituída por oito vigas pré-fabricadas em betão armado e pré-esforçado, justapostas”.

A Autoestrada 23 (A23) chegou a estar cortada ao trânsito entre os dias 21 e 28 de Outubro, no sentido Torres Novas – Abrantes, entre os nós de Atalaia e Constância Oeste, numa distãncia de cerca de 600 metros, obrigando a recorrer a um percurso alternativo por dentro das povoações de Vila Nova da Barquinha e até ao nó de Constância Oeste, onde se poderia retomar a A23.

Entre o dia 28 de Outubro e 16 de Dezembro, a IP recorreu à colocação de separadores para permitir o basculamento do tráfego, garantindo a reposição da circulação nos dois sentidos entre Torres Novas e Abrantes, mas apenas em uma das vias, em cada sentido.

A IP realçou que o “bom ritmo” de uma intervenção que se revestiu de “elevada complexidade, dada a existência de um gasoduto sob a plataforma rodoviária”, é “resultado do forte empenho das equipas” envolvidas.

“Após a execução com sucesso dos trabalhos de pavimentação, vamos hoje proceder à reabertura ao tráfego”, conclui a nota informativa.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.